Educação Emocional - Mais 300 professores da rede municipal são capacitados

6/3/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Começou na manhã de segunda-feira (5) o curso de Capacitação em Educação Emocional para cerca de 300 professores da Rede Municipal de Ensino. Os profissionais serão preparados para aplicar, em suas respectivas unidades, os programas "Amigos do Zippy" e "Amigos do Maçã". O programa é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu). No total, os programas "Amigos do Zippy" e "Amigos do Maçã" beneficiam cerca de 10.000 crianças.

Ministrado por profissionais da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), o curso acontecerá na Universidade Paulista (Unip) até sexta-feira (09) em dois horários: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Os programas se dividem em seis módulos cada e a capacitação terá carga horária de 12 a 32 horas, ao longo do ano.

Desde 2006, educadores das redes municipal e estadual estão sendo capacitados para atuarem em suas respectivas unidades. Ao todo 1.403 professores foram habilitados para o programa "Amigos do Zippy" e outros 346 para o "Amigos do Maçã", tendo beneficiado - desde então -  aproximadamente 60 mil crianças até o final de 2011.

A ASEC representa no Brasil a Partnership for Children, entidade de Londres (Inglaterra), que desenvolveu o projeto "Amigos do Zippy", aplicado em cidades de 16 países, inclusive Sorocaba. Em abril p´róximo, a ASEC promoverá outro curso de capacitação, desta vez voltados aos professores da rede estadual.

De acordo com a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia, o objetivo é o de proporcionar a esses profissionais o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento dos conflitos diários, buscando uma vida melhor, investir na qualidade de vida pessoal, bem como no convívio social das mais diferentes formas.

Sorocaba foi a primeira cidade do mundo a transformar o programa "Amigos do Zippy" em política pública, oferecendo educação emocional às crianças das escolas públicas. Também foi a pioneira na implantação dos programas "Amigos do Maçã", que é uma continuidade do primeiro, e "Amigos do Zippy em Casa", que envolve os pais dos alunos.

Compartilhe no Whatsapp