da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Via Viva deste domingo (02) oferece muito diferentes opções para agradar quem estiver na Av. Itavuvu, das 8h às 13h. Entre os destaques, o público poderá conhecer mais sobre o boxe e slackline - que consiste em andar se equilibrando sobre uma corda -, ambos projetos vinculados a Secretaria de Esporte (Semes).
A Universidade do Trabalhador e Empreendedor (Unite) divulgará os cursos, o Programa de Apoio ao Trabalhador (PAT) emitirá Carteira de Trabalho e o Banco do Povo fará a divulgação dos serviços prestados.
O Via Viva ainda terá aulas de ginástica aeróbica e o espaço da academia popular, com aparelhos fixos, para que os participantes possam utilizam o próprio peso corporal e, assim, estimular os grupos musculares do corpo.
Todos os domingos, das 8h às 13h, na Av. Itavuvu, os participantes podem caminhar, pedalar, andar de skate, brincar, jogar e, ainda, curtir as apresentações culturais e exposições. Pelo programa, há também a interdição de algumas ruas transversais para jogos de tabuleiro, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, basquete e tênis de mesa, entre outros.
O espaço do Sabe Tudo segue aberto para oferecer o serviço gratuito de uso da Internet, com a possibilidade da pessoa receber e enviar e-mails e frequentar as redes sociais. Além disso, a unidade oferece um espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.
O programa ainda disponibiliza feira de artesanato, tendas, alguns brinquedos infláveis, aulas de dança (ballet, sapateado e jazz), aulas de artes, escola de artesanato e atividades da Escolado Pedala, oferecida pela Urbes - Trânsito e Transporte, com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre as leis básicas de trânsito.
A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor, e a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar disponibilizam equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.
A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a Semes requisita que os mesmos não empinem as bicicletas e prudência no tráfego visando a segurança de todos no percurso.