da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Os números comprovam que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) de Sorocaba para buscar a formalização do empreendedor individual está trazendo bons resultados. De acordo com dados da pasta, apenas durante o I Mutirão da Formalização, realizado na Praça Cel. Fernando Prestes, nos dias 14 a 16 de fevereiro, foram formalizados 571 empreendedores por meio do Portal do Empreendedor. Nos 29 dias de fevereiro foram registradas cerca de 730 formalizações, quase o triplo do apontado no mesmo período de 2011.
Para o secretário Luís Alberto Firmino, o mutirão foi realizado como projeto piloto, procurando disseminar a cultura empreendedora, orientando a população sobre os benefícios da formalização.
Firmino afirma que o trabalho é continuo e visa, principalmente, orientar e conscientizar o empreendedor individual sorocabano em função do grande número de informais que atuam na cidade. "Segundo o IBGE, eram cerca de 47 mil e já conseguimos reduzir para 6.727, mas precisamos continuar trabalhando", conta.
Do trabalho realizado na Praça Cel. Fernando Prestes, que faz parte do projeto "Apareça e Cresça" da Sert, foram atendidas 1.339 pessoas, resultando em 17 formalizações no próprio local e outras 557 via internet. Mais de 300 pessoas foram encaminhadas aos escritórios contábeis cadastrados no Simples Nacional, que atendem gratuitamente aos empreendedores individuais.
Firmino aponta, ainda, o trabalho dos agentes de desenvolvimento como fator importante para o sucesso do "Apareça e Cresça". Eles são capacitados para planejar, executar e articular as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Atualmente, Sorocaba conta com nove Agentes de Desenvolvimentos, sendo que cinco trabalham em tempo integral visando melhorar o ambiente empreendedor da cidade.
O secretário do Trabalho ressalta que a próxima ação acontecerá entre os dias 26 a 30 de março, na Casa do Cidadão da Avenida Ipanema, na região da Vila Helena. Lá, o atendimento aos micro e pequenos empreendedores será individual, das 9h às 16h, e, ainda, ocorrerão palestras sobre gestão de negócios nas diversas áreas (administração, finanças, marketing, jurídico e recursos humanos), das 19h às 21h. A ação tem apoio do Sebrae, Sescon, Sindcon e Conselho Regional dos Constabilistas.