da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Aproximadamente 150 professores e gestores da rede municipal de ensino iniciaram, no último sábado (25), o curso de "Educadores Comunitários", ministrado por profissionais da Associação Cidade Escola Aprendiz, fundada pelo jornalista Gilberto Dimenstein. Dividido em 10 encontros, o curso prosseguirá até agosto.
Na aula inaugural, a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, reforçou a importância do curso, principalmente para os profissionais que já atuam nas oficinas da Educação Integral. "Essa formação ajuda nossos educadores a entenderem o conceito teórico e prático do que é uma Cidade Educadora", disse.
Diretora pedagógica do Instituto Aprendiz, Helena Siger destacou, durante a solenidade, que o principal papel do Educador Comunitário é o de articular a escola com o bairro. "Estimular a criação de um vínculo entre a escola e os saberes do bairro nos diversos aspectos. Criar uma rede de atenção aos direitos da criança e do adolescente, priorizando a saúde, a educação e a cultura", ponderou ela.
Helenatambém ressaltou que o Educador Comunitário contribuirá para que o bairro crie um projeto educativo local, dentro da perspectiva de uma cidade educadora. "Compreender que a educação não é tarefa única da escola, mas responsabilidade conjunta de todos e que não é restrita às fases da infância e juventude, mas de um processo de aprendizagem que acompanha a pessoa ao longo de sua vida", conclui.
Marilda Soares Vieira, da EM "Edemir Digiampietri", da Vila Barão, é uma das educadoras que participarão do curso, que vale como frequência e certificação para contar na evolução funcional. "Já temos uma atuação participativa com a comunidade, mas é importante ampliar o conhecimento; ter uma visão de mundo diferente, quando se atua em conjunto com a comunidade", destacou.
Além dos professores da rede municipal (PEB I) também participarão da formação equipes gestoras das escolas, funcionários de outras secretarias e, ainda, demais profissionais que atuam nas oficinas do programa Educação em Tempo Integral.
O curso de formação acontece graças a uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Cidade Escola Aprendiz. É a segunda vez que Sorocaba recebe esta capacitação, realizadanos mesmos moldes em 2007. O curso também trará um debate sobre a educação comunitária integral e tecnologias sociais, além de marcar o lançamento dos Cadernos de Tecnologia Social: Trilhas Educativas e Pesquisa-Ação.