Cinema de graça - Cine Tela Brasil traz o cinema nacional para o Parque Vitória Régia

27/2/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Há dezesseis anos, a ideia de um cinema itinerante para exibição de filmes nacionais em praças públicas e escolas nascia na cidade de São Paulo pelas mãos dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. À época, o Cine Mambembe se traduzia numa perua Saveiro dotada de um projeto de 16mm, uma tela montável e alguns curta-metragens.

Com o tempo, ganhou equipe projecionista, produtores, um projetor maior e obteve o apoio do Ministério da Cultura.

Há sete anos, sob o patrocínio da iniciativa privada, o projeto alcançou dimensões bem maiores. O grupo CCR  investiu na criação de uma sala de cinema ambulante com direito, inclusive, ao escurinho. Numa tenda protegida da luz e da chuva, com 225 cadeiras, ar-condicionado, projetor 35 mm; tela de 21m², som surround e projeção cinemascope, o Cine Mambembe se transformou no Cine Tela Brasil. E é a esse espaço difusor do cinema brasileiro que cerca de 2.600 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba terão acesso nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro e 1 de março, de graça.

O projeto chega ao Parque "Amadeu Franciulli", no Parque Vitória Régia, na terça-feira e logo às 8h30 exibe "Eu e meu guarda chuva" para 140 alunos da EM "Inês Rodrigues Cesarotti". Neste mesmo horário, segundo a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), estarão em abertos 85 lugares para serem utilizados pela comunidade local.

Essa, aliás, é a também a proposta do Cine Tela Brasil, segundo o titular da Secult, Anderson Santos. "Os estudantes são o público alvo do projeto, mas ele também se estende à comunidade que pode usufruir da diversão sempre que houver sobra de assentos", explicou.

Com sessões às 8h30, 10h, 13h30 e 15h, a programação está mais voltada à infância e à adolescência e, por isso, apresenta temáticas adequadas a estas faixas etárias. Além de "Eu e meu guarda chuva", estará em cartaz a animação "O grilo feliz e os insetos gigantes".

Baseado no livro homônimo de Branco Mello, Hugo Possolo e Ciro Pessoa, "Eu..." conta a história de Eugênio, um menino de 11 anos que não se separa do guarda chuva herdado do avô, e vive a aventura de ter que salvar Frida, sua grande paixão, sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen. Para isso, Eugênio vai contar com a ajuda de Cebola, seu melhor amigo e parte do trio que se aventura no último dia das férias escolares para conhecer sua nova escola. Com fama de mal assombrado, o local será palco de divertidas surpresas e um enredo que mostra o valor da amizade.

Já "O Grilo Feliz e os insetos gigantes", lançado em 2009, é um longa metragem de animação que dá continuidade ao "Grilo Feliz", de 2001, e conta a história de um grilo cantor que descobre fósseis gigantes durante sua aventura musical de alegrar aos amigos. A descoberta se transforma em problemas e Grilo, Pétala e um grupo de sapo rapers terão que enfrentar a ira da vilã Trambika, comandante de um bando de louva-deuses.

Confira os horários e a relação das escolas participantes do projeto:

Dia 28.02

8h30 – "Eu e meu guarda chuva"

EM "Inês Rodrigues Cesarotti" - 140 alunos

Lotação: 85 vagas em aberto

10h -  "O Grilo Feliz e os insetos gigantes"

EM "Norma Justa Dall´ara" - 90 alunos

EM "Genny Kalil Milego" - 130 alunos

Lotação – esgotada

13h30 - "Eu e meu guarda chuva"

EM "Inês Rodriguies Cesarotti" - 140 alunos

EM "Geny Kalil Milego" - 85 alunos

Lotação: esgotada

15h - "O Grilo Feliz e os insetos gigantes"

EM "Norma Justa Dall´ara" - 124 alunos

EM "Geny Kalil Milego" - 100 alunos

Lotação: esgotada

Dia 29.02

8h30 – "Eu e meu guarda chuva"

EM "Norma Justa Dall´ara" - 225 alunos

Lotação: esgotada

10h - "Eu e meu guarda chuva"

EM "Geny Kalil Milego" - 180 alunos

Lotação: 45 va

Compartilhe no Whatsapp