da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A procura de cidadãos por informações para deixar a informalidade movimentou a ação da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) neste primeiro dia do "Mutirão da Formalização". O evento, realizado na Praça Cel. Fernando Prestes nesta terça-feira (14), atraiu cerca de 100 pessoas, entre 9h e 16h30. O evento segue no mesmo local e horário nesta quarta e quinta-feira (15 e 16).
Vendedora autônoma, Tatiane Gonçalves da Silva, do Jardim Manchester, foi uma das pessoas que passaram pelo posto. Como ela, muitos foram buscar informações sobre os procedimentos para se formalizarem, enquanto outros já saíram devidamente regularizados, como empreendedores individuais. "Quero contribuir com a Previdência e, assim, poder pensar em uma aposentadoria no futuro", disse Tatiane.
De acordo com o secretário Luís Alberto Firmino, o evento tem o objetivo de orientar o empresário ou trabalhador por conta própria sobre as muitas vantagens da formalização. "O custo é muito baixo, levando em consideração os benefícios que o empreendedor terá depois. Só o fato de ter direito à seguridade social e à previdência já faz valer a pena. Nosso objetivo é dar condições para que ele seja um fornecedor da Prefeitura, preste serviço para o poder público e, assim, consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente", explica.
Firmino destacou, ainda, outro aspecto positivo da formalização, que não é benéfica apenas ao empreendedor, mas para toda a cadeia econômica da cidade. "O último Censo do IBGE apontou a existência de mais de 47 mil pessoas trabalhando na informalidade em Sorocaba. Já conseguimos trazer mais de seis mil para o mercado formal e vamos continuar com a ação", disse.
Durante o "Mutirão", na Cel. Fernando Prestes, a Secretaria do Trabalho atende em uma tenda e aproveita para expor o trabalho desenvolvido. "Estamos em condições de atender ao empreendedor, ao trabalhador por conta própria e de formalizá-lo no ato. Os números da informalidade em Sorocaba são muito preocupantes e é de extrema importância que a pessoa tenha uma melhor condição de vida", salientou.
Desde a implantação, no final de 2010, o projeto "Apareça e Cresça" já formalizou 6.135 empresas e empreendedor individuais. Para este ano, a Prefeitura de Sorocaba tem como meta chegar a 5 mil. "São vários eventos que estaremos realizando ao longo do ano. É uma oportunidade não só para deixar a informalidade, mas também de crescer, prosperar, faturar mais", concluiu Firmino, destacando a parceria com 20 entidades representativas e ainda o importante apoio do Sebrae nesta empreitada.