da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Para abrir a programação 2012, o Projeto "Usina CineCult" retorna nesta quarta-feira (15), a partir das 20h, com o filme "Biutiful", de Alejandro Gonzalez-Inarritu, mesmo diretor de "Babel" e "21 Gramas". Realizado desde dezembro de 2008, o cineclube municipal acontece quinzenalmente na Usina Cultural "Ettore Marangoni", com entrada franca, numa parceria entre as secretarias da Comunicação (Secom) e Cultura e Lazer (Secult).
O objetivo do "CineCult" é oferecer gratuitamente aos sorocabanos um local que exiba filmes que não entram nos circuitos comerciais de cinema da cidade, além de clássicos da sétima arte, de forma gratuita. De acordo com a organização do projeto, ao longo desses três anos de existência já foram exibidos mais de 70 filmes.
Neste ano, o público poderá conferir filmes que concorrem ao Oscar 2012, como "Meia Noite em Paris", de Woody Allen, e "Árvore da Vida", de Terrence Malick. Outro longa esperado é "A Pele que Habito", do cineasta Pedro Almodóvar, que recebeu 16 indicações à 26ª edição do prêmio Goya, que será realizada no próximo dia 19, em Madri: melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Antonio Banderas e de atriz para Elena Anaya.
Outros filmes que serão exibidos são: "Ensaio de Orquestra", de Frederico Fellini, "Um corpo que cai", de Alfred Hitchcock, "Mamãe faz cem anos", de Carlos Saura, "Melancolia", de Lars Von Trie, e "Festa de Família", de Thomas Vinterberg. Neste ano também estão programadas sessões especiais.
A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.
"Biutiful"
Entre os prêmios recebidos, "Biutiful" venceu o Festival de Cannes em 2010, na categoria Melhor Ator para Javier Bardem. Além disso, foi indicado ao Oscar 2011, na categoria Melhor Ator (Javier Bardem) e Melhor Filme Estrangeiro, e ao Globo de Ouro 2011, como Melhor Filme Estrangeiro.
O longa conta a história de Uxbal (Javier Bardem) que coordena vários negócios ilícitos, incluindo a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, Uxbal possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo e, ainda, conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, resolve ir ao hospital, descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida.
Ficha Técnica
Título original: Biutiful
Gênero: Drama
Duração: 2h27 min
Direção: Alejandro Gonzalez-Inarritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu, Armando Bo e Nicolás Giacobon
Ano de lançamento: 2010
site oficial: http://www.biutiful-lapelicula.es