Prefeitura lança campanha de incentivo à prevenção das DST/Aids no Carnaval

14/2/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), lançam a campanha "Quem coloca camisinha, tira a preocupação da cabeça". O objetivo é, aproveitando este período de Carnaval, chamar a atenção de todos, principalmente dos jovens, sobre a importância da adoção de hábitos preventivos contra a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

De acordo com a coordenadora do Programa DST/ Aids, Maria Tereza Morales Dib, o slogan deste ano aborda o uso consistente do preservativo. "Os cuidados preventivos contra as DSTs e Aids devem ser mantidos durante todo o ano. A campanha aproveita o Carnaval para falar mais uma vez da importância da prevenção. É sempre bom lembrar que o Carnaval acaba, mas que as pessoas precisam se manter saudáveis para curtir os próximos carnavais", comenta.

Além da nova campanha, o Programa DST/Aids vai reforçar todas as ações de prevenção à Aids e às outras doenças sexualmente transmissíveis durante os dias de folia. Nos eventos e nas unidades de saúde serão disponibilizados 75 mil preservativos e material informativo para quem deseja esclarecer dúvidas para garantir o sexo seguro.

Estratégias e ações

Durante os desfiles das escolas de samba na Avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, as equipes do Programa DST/Aids estarão identificadas com a camiseta da campanha "Quem coloca camisinha, tira a preocupação da cabeça", dentro de barracas infláveis, distribuindo preservativos, adesivos e bexigas coloridas.
Outra frente de ação são as chamadas "blitzes". Um casal de jovens está percorrendo alguns bares da cidade desde o último fim de semana e colocando cartazes da campanha nos banheiros – com a autorização dos proprietários. O casal também disponibiliza preservativos aos interessados.

Também faz parte da estratégia um carro de som. Nesta semana, ele percorrerá alguns bairros de Sorocaba para veicular o "jingle" da campanha. Ainda, durante esses dias de Carnaval, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão distribuindo o material informativo e reforçando as ações desenvolvidas pelo Programa DST/Aids.

A campanha "Fique Sabendo" é um desses serviços e funciona de forma permanente nas UBSs e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba – Coas (Rua da Penha, 770, Centro). Quem procura essas unidades passa por uma equipe de aconselhadores e faz o teste de HIV de maneira descomplicada e com privacidade.

"Quem se expôs ao risco não deve ficar em dúvida. Quanto antes o HIV é diagnosticado e o tratamento iniciado, mais qualidade de vida o paciente terá", diz Tereza. Para esclarecer dúvidas sobre Aids, prevenção e o teste de HIV, o programa oferece um canal direto para a população: o Disque-Aids, pelo 3232.2200.

Compartilhe no Whatsapp