Reunião discute criação de Empresa Pública de Planejamento Regional

13/2/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em reunião na tarde desta sexta-feira (10), em seu gabinete, o prefeito Vitor Lippi reuniu vereadores e secretários municipais para a apresentação e discussão do novo projeto de criação da Empresa Pública de Planejamento Regional. O projeto foi desenvolvido pelo professor Wladimir Antônio Ribeiro e contempla a participação de 17 entidades de Sorocaba, além de pesquisadores individuais.

Em seu pronunciamento, Lippi destacou a necessidade de uma empresa que planeje o desenvolvimento regional de forma harmônico. "Queremos que todas as cidades da nossa região tenham qualidade de vida, que promovam o bem estar de seus moradores. Muito melhor que uma cidade desenvolvida é uma região toda oferecendo as mesmas oportunidades", disse.

A proposta é de que a Empresa Pública possa apresentar a cada município um plano de negócios que demonstre o quanto vai custar e que retorno dará a sociedade. "Essa integração cria na prática um conceito de região metropolitana, cria uma agenda permanente de desenvolvimento dos municípios", explica o prefeito.

Participaram da reunião os vereadores Izídio Brito, Paulo Mendes e João Donizeti Silvestre, que integram a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, e os secretários Luiz Ângelo Verrone (Negócios Jurídicos), Mário Tanigawa (Desenvolvimento Econômico) e Valmir Almenara (Planejamento).

O novo projeto de criação da Empresa Pública deverá ser enviado à Câmara Municipal nos próximos dias para ser analisado e votado. Para o prefeito Vitor Lippi, esse planejamento é essencial para pensar nas cidades daqui há 15, 20 anos. "O ideal é que tenhamos cidades de porte médio para se viver bem, viver com qualidade", concluiu.

Se aprovada, a Empresa Pública de Planejamento Regional atenderá cerca de 20 municípios da região de Sorocaba, entre eles: São Roque, Itapetininga, Tietê, Porto Feliz, Itu, Ibiúna, Votorantim e Araçoiaba da Serra.

Compartilhe no Whatsapp