da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
As memórias de mais de setenta personalidades sorocabanas, nascidas ou que adotaram a cidade de coração, são o resultado do mais novo trabalho do cineasta Vicentini Gomez, apresentado na última sexta-feira (3) ao prefeito Vitor Lippi.
Realizado em parceria com as secretarias da Educação (Sedu) e da Cultura e Lazer (Secult), o projeto "Recordadores e Recordações" será lançado na primeira semana de março. O mês foi escolhido, segundo o jornalista, escritor e historiador Sérgio Coelho, é por ser o dia 3 de março de 1661 a data de elevação da vila de Sorocaba para cidade.
Mesclando fotos e filmes antigos, o tom das recordações ganha ainda mais emoção na voz de quem já viveu muito mais de sessenta anos, observando todas as mudanças pelas quais passou Sorocaba. Além disso, cada memória foi adensada pela nostalgia das conversas, causos e histórias contados por pais e avós.
Dividido em 35 capítulos, o documentário relata desde os primórdios sorocabanos até a constatação, pelos próprios depoentes, de que a cidade hoje é um grande orgulho.
Passando pela Estrada de Ferro Sorocabana e a industrialização, "Recordadores" conta as lendas urbanas que marcaram gerações; fala do famoso footing na praça central; da chegada da luz elétrica, dos transportes, entre outros. Além disso, o livro relata o desenvolvimento da mídia local. Nomes como Otto Wey Neto, José Carlos Fineis, Djalma Benetti e José Desidério são as referências.
"São quase oitenta pessoas que nos deram o melhor de suas recordações e vivências sobre Sorocaba", destaca Vicentini, ao comentar que elas foram fundamentais para garantir "vida" a esse projeto.
"Além da expressão artística, o vídeo de 120 minutos congrega um fator educacional muito importante", salienta o prefeito Vitor Lippi. Por isso mesmo, a Secretaria da Educação deverá disponibilizar o material às escolas para acesso dos estudantes. "Trata-se de um importante material de pesquisa", disse Maria Teresinha Del Cistia, titular da pasta.