Samu e Bombeiros: Central de Regulação Integrada de Urgências e Emergências de Sorocaba é inaugurada

6/2/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Em pleno funcionamento desde o dia 27 de janeiro, a Central de Regulação Integrada de Urgências e Emergências de Sorocaba foi oficialmente inaugurada na manhã desta sexta-feira (3). Agora, as centrais de atendimento às urgências e emergências, tanto do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, quanto do Corpo de Bombeiros – Resgate 193, operam juntas e em um mesmo local: Rua Bento Manoel Ribeiro, no Cerrado.

O prefeito Vitor Lippi e o comandante interino do Comando de Bombeiros do Interior do Estado de São Paulo, tenente coronel Edson de Oliveira Silva, fizeram o descerramento da placa inaugural da Central de Regulação Integrada de Urgências e Emergências. Também presentes à cerimônia estavam o vice-prefeito e secretário de Governo e Relações Institucionais, José Ailton Ribeiro; a deputada estadual Maria Lúcia Amary; os prefeitos Geremias Pinto (Piedade), Antônio José Pereira (Pilar do Sul) e Roque Hoffmann (Araçariguama); os vereadores Francisco Moko Yabiku, Rozendo de Oliveira e o Luís Santos; o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, entre outras autoridades.

Na solenidade, Lippi elogiou o trabalho dos profissionais de urgência e emergência de Sorocaba. "Trabalhando juntos, o Samu-192 e o Resgate-193 vão organizar os atendimentos de todas as ocorrências da cidade e quem vai ganhar com isso é a população. Quero aproveitar para elogiar os funcionários do Samu e os bombeiros, que são verdadeiros heróis, sempre prontos para salvar vidas. Quero aproveitar a inauguração desta central para agradecer a vocês por este importante trabalho diário", disse.

O comandante interino do Corpo de Bombeiros do Interior espera que a integração do Samu-192 com o Resgate-193 extrapole os limites do município. "Esta parceria com o Samu em Sorocaba é um marco para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Esperamos que este trabalho em conjunto proporcione à população um atendimento ainda mais digno e que seja exemplo para outras cidades", comentou.
 
Como funciona
 
A Central de Regulação Integrada recebe todas as chamadas de ocorrências, tanto pelo telefone 192, do Samu, quanto pelo número 193, do Resgate. Logo, a população pode ligar para qualquer um dos números: todas as ocorrências são atendidas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Samu, como já é realizado normalmente, de acordo com a indicação para cada caso.

"A Central irá otimizar os atendimentos e a utilização dos recursos e diminuir o tempo-resposta do socorro às vítimas. Uma única central de regulação melhorará a eficiência dos dois serviços e preparará ainda melhor a Sorocaba para sediar o Samu Regional, que deve começar a funcionar até o fim do mês", afirma o secretário Ademir Watanabe.

Compartilhe no Whatsapp