Nova operação integrada interdita dois imóveis ocupados por usuários de droga

6/2/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Uma nova ação integrada na tarde desta sexta-feira (03) interditou duas casas no Centro de Sorocaba, ocupadas por usuários de droga. No local foram encontradas cinco pessoas e vários objetos utilizados para o consumo de crack.

A ação da Polícia Militar teve o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Guarda Civil Municipal e da Área de Fiscalização, da Secretaria de Segurança Comunitária, da Secretaria de Cidadania, do Conselho Tutelar e das equipes da Vigilância Sanitária e da Zoonoses, da Secretaria da Saúde.


O primeiro imóvel visitado, localizado na Rua Humaitá, era habitado por 4 homens. Eles aparentavam estado de entorpecimento e viviam em condições precárias de higiene. Os homens foram atendidos por uma equipe de assistentes sociais, mas recusaram o auxílio.

Pelos cômodos da casa abandonada, a equipe da Vigilância Sanitária encontrou objetos e materiais utilizados para o consumo de entorpecentes e até fezes humanas no chão. A piscina do imóvel também estava abandonada e a Zoonoses encontrou diversos pontos que poderiam servir como criadouros do mosquito da dengue.

O local, por ser insalubre para habitação e estar em aparente estado de abandono, foi interditado pela Fiscalização em detrimento das normas da Vigilância Sanitária. A filha do proprietário recebeu a notificação e se comprometeu que, a partir de segunda-feira (06), iniciará o trabalho de limpeza e reconstrução das áreas que haviam sido depredadas pelos invasores.

O segundo imóvel visitado, na Rua Raimundo Corrêa, era reincidente. Lá foi encontrado um homem que, no momento da ação, estava consumindo crack. Ele também passou por atendimento da Secretaria de Cidadania, mas recusou auxílio. Ele foi para a casa de amigos.

O imóvel, parcialmente demolido, já havia sido lacrado pelo proprietário em virtude de ação semelhante, em 2010. Porém, os usuários do local abriram um buraco na parede da casa e voltaram a frequentar o espaço. O proprietário receberá duas autuações: por não ter cumprido o alvará de demolição e por não manter o terreno limpo.

As duas residências estavam sendo alvo de reclamações e denúncias nos últimos dias pelo Disque Denúncia – 181.

Compartilhe no Whatsapp