da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Mesmo parcialmente concluídas, as obras do programa Sorocaba Total já facilitam o trânsito na Zona Industrial. Entretanto, há algumas mudanças que, apesar de previstas, ainda não podem ser notadas pelos que circulam por esta região. Uma delas será desenvolvida na Avenida Fernando Stecca, pois além de ter a pista duplicada, ciclovia e dispositivos para melhorar a fluidez do tráfego, em breve a Prefeitura de Sorocaba implantará um viaduto no local, interligando-a a Avenida Eng.º Carlos Reinaldo Mendes.
A Prefeitura já implantou a segunda pista da Fernando Stecca e, atualmente, desenvolve obras na pista original para alargá-la e reforçar sua estrutura. Na altura do nº 100 estão sendo construídas calçadas. E, neste ponto, será erguido o viaduto que passará por cima do acesso entre a Avenida Independência e a Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho, terminando na Carlos Reinaldo Mendes.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Valmir Almenara, a população deve notar os benefícios no trânsito propiciado pelo futuro viaduto dentro de alguns meses. "Hoje não se enxerga este benefício: muitas pessoas vêm perguntar qual será a mudança na Fernando Stecca. Mas logo a obra na avenida estará concluída e dentro das melhores técnicas de engenharia. Esperamos que, em breve, o sorocabano possa utilizar este complexo com todos os seus dispositivos", afirma.
Como o trecho entre a Independência e a Castelinho é administrado pela CCR Viaoeste, a Prefeitura aguarda autorização da Agência Reguladora dos Transportes dos Estado de São Paulo (Artesp) para iniciar as obras do viaduto.
Mudanças implantadas
Uma das mudanças já concluídas na Zona Industrial é a implantação da rotária entre as avenidas Camilo Júlio, Fernando Stecca e Victor Andrews, facilitando a circulação dos veículos naquela área. O dispositivo permite aos motoristas acessar essas vias sem a necessidade da redução brusca de velocidade, diminuindo a probabilidade de acidentes. As avenidas receberão a sinalização viária logo ao término dos serviços.
Desenvolvido pela Prefeitura por meio de uma parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), o "Sorocaba Total" está criando 22 quilômetros de novas avenidas e mais 11 quilômetros de obras de revitalizações viárias; além da implantação de novos parques e obras de drenagem urbana. As obras representam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, sendo 50% financiado pela CAF.
O Complexo Ulysses Guimarães começa no trevo de acesso à Castelinho e segue pelas avenidas Fernando Stecca, Camilo Júlio e Tadao Yoshida. Neste local, a Prefeitura executa a montagem das vigas da maior ponte viária da cidade, que percorrerá 180 metros sobre o Rio Sorocaba e terminará na Av. Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras. O trajeto continuará pelas avenidas Itavuvu, Edward Frufru Marciano da Silva e Alameda do Horto (cujos trabalhos estão concluídos), com término na Ipanema, na altura da Cruz de Ferro.