da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A operação especial contra a dengue, realizada no último sábado (28) no Jardim São Rafael, na Zona Norte da cidade, resultou na remoção de 2.050 kg de possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e de 32 pneus. A ação, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), tem caráter educativo e preventivo e também visa retirar o maior número possível de materiais que possam acumular água da chuva.
O chefe da Seção de Controle de Zoonoses da SES, Leandro Arruda, reforça que a população deve manter as medidas preventivas durante todo o ano, já que o controle da dengue depende não só do Poder Público, mas da mobilização de cada cidadão.
"A população precisa nos ajudar neste trabalho. Cada um tem que fazer sua parte na luta contra a dengue. Continuamos sugerindo que o sorocabano adote o sábado como o dia de combate à doença. Assim, neste dia da semana, em que a maioria das pessoas tem um tempo livre, reserve dez minutos para vistoriar sua casa, eliminando todos os materiais e objetos que possam acumular água e assim, tornarem criadouros do mosquito transmissor", diz.