da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Desde novembro do ano passado, cerca de 180 funcionários da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) estão participando de uma capacitação que tem como objetivo principal formar equipes gestoras para o enfrentamento da dengue ao longo deste ano.
"Esta estratégia educativa envolve os diversos serviços municipais de saúde e visa fortalecer a rede de cuidados para todos os casos suspeitos e confirmados de dengue em nossa cidade", comenta Cláudia Vivot, do Núcleo de Educação Permanente da SES.
Os encontros, realizados na Escola de Gestão Pública e no Centro de Referência de Educação, estão reunindo representantes das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Policlínica Municipal de Especialidades, do Ambulatório de Saúde Mental, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids), do Serviço de Atendimento aos Acamados e da Área de Urgência e Emergência da SES.
Cláudia explica que este formato de capacitação, além de investir no conhecimento individual dos trabalhadores envolvidos na ação educativa, estimula sua participação na elaboração de um planejamento de ações preventivas e assistenciais aos casos de dengue.
"Esta capacitação também permite o chamado 'treinamento express' para os demais membros de sua equipe, ou seja, os funcionários serão agentes multiplicadores de informações sobre o combate e os cuidados com a doença", diz Cláudia.
Neste momento, acontece a segunda etapa da capacitação. Os próximos encontros serão realizados nesta sexta-feira (27) e na terça-feira (31), sempre a partir das 8h30. As reuniões das equipes gestoras ocorrerão a cada dois meses.