da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Desde o segundo semestre do ano passado, um monumento tem feito parte do cenário urbano de Sorocaba, chamando a atenção de quem passa por perto ou frequenta o Parque das Águas. Trata-se da escultura "Criador e Criação, do artista Chico Niedzielski, cujos arcos vermelhos podem ser vistos mesmo longe do Jardim Abaeté. O prefeito Vitor Lippi irá apresentar a escultura oficialmente à população neste domingo (29), a partir das 10h, em meio a uma programação que inclui cultura, lazer e meio ambiente.
A Prefeitura recebeu a escultura doada pela Jaraguá Equipamentos Industriais, responsável por fabricá-la, usando aproximadamente 79 toneladas de aço. Cada arco tem 38 milímetros de espessura e 12 metros de diâmetro, de modo que o projeto garantisse estrutura e sustentação à escultura. Além da pintura na cor vermelha, a instalação do monumento demandou a instalação de um sistema de iluminação e do reforço do piso em seu entorno.
No domingo (29), a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) programou uma série de atrações para o público. Entre elas, a Secretaria de Esporte (Semes) promoverá uma aula especial do programa "Ginástica no Parque" e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o plantio de mais 100 mudas de árvores nativas. Haverá, ainda, uma apresentação da Banda Marcial Municipal, projeto da Secretaria da Educação (Sedu).
A montagem da escultura levou cerca de quatro meses e os trabalhos foram acompanhados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe). De acordo com o autor Chico Niedzielski, a inspiração para a escultura se deve ao fascínio exercido pelo ser humano às formas esféricas desde os tempos antigos da história, por ser uma figura geométrica perfeita. "É considerado o símbolo da eternidade do tempo e da infinitude do espaço", salienta.