da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O curso de alfabetização de jovens e adultos "Alfa Vida", desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, está com as inscrições abertas para a formação de novas turmas. Se você conhece alguém com mais de 15 anos, que ainda não sabe ler e nem escrever, ou que abandonou a escola nas séries iniciais, incentive-o a se inscrever e frequentar o "Alfa Vida".
Para tornar mais acessível a população, a Prefeitura realiza uma campanha de conscientização para atrair alunos ao curso de alfabetização. A campanha de divulgação prevê a utilização de cartazes, panfletos e até carro de som que percorrerá os bairros, convidando os adultos que ainda não são alfabetizados, a participarem do projeto.
De acordo com o professor Luiz Fábio Santos, coordenador do "Alfa Vida", a expectativa é atrair um grande número de inscritos, para reduzir ainda mais o analfabetismo em Sorocaba. "Com o Alfa Vida, já conseguimos baixar para pouco mais de 3% o índice de analfabetismo, mas o trabalho é contínuo até erradicar de vez", explica.
Para atingir um número cada vez maior de pessoas, além de ampliar os locais para inscrição dos interessados, a Secretaria da Educação está abrindo a possibilidade de aulas aos sábados, possibilitando a frequência às aulas daqueles que trabalham durante a semana. Neste caso, as aulas só poderão ocorrer nas escolas que fazem parte do programa "Clube da Escola".
Assim como ocorreu no ano passado, as inscrições podem ser feitas: nas escolas municipais (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h), nas 15 escolas integrantes do "Clube da Escola" (sábado e domingo, das 9h às 16h - veja lista abaixo) e ainda nas 21 unidades do Sabe Tudo (das 8h às 20h).
Conforme explica Luiz Fabio Santos, a abertura de uma classe pode ser feita a qualquer período do ano, desde que tenha um mínimo de 20 alunos. Para se inscrever basta ter no mínimo 15 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental, levar cópia do RG, certidão de nascimento ou de casamento.
Durante os 21 anos de funcionamento, o Alfa Vida já formou mais de 7 mil alunos, com a oportunidade de continuarem os estudos, muitos deles chegaram a concluir a faculdade. O índice de analfabetismo da população sorocabana caiu de 4,7%, para 3,1% nos últimos anos. A menor taxa do Brasil pertence ao município de Feliz, no Rio Grande do Sul. Ali, dos 12 mil habitantes, apenas 0,95% (97 pessoas), não sabem ler nem escrever.