Prefeitura de Sorocaba fez mais de 2,4 mil castrações gratuitas de cães e gatos em 2011

20/1/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Unidade de Controle Animal (UCA), da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), realizou 2.491 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade no ano passado, o que representa uma média de 207 esterilizações por mês. Este número é 29% maior do que o total de cirurgias feitas em 2010: naquele ano, 1.931 animais foram castrados pela seção.

Para o chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, o conhecimento da população e o censo realizado nos bairros onde há maior concentração de animais, aliados à orientação dos moradores sobre o conceito de posse responsável, são apontados como fatores principais para o aumento, ano a ano, do número de castrações realizadas pela UCA.

Do total de castrações realizadas em 2011, 1.310 foram feitas em cães (992 fêmeas e 318 machos) e 1.181 foram em gatos (746 fêmeas e 435 machos). Considerando apenas a castração de fêmeas e seus descendentes diretos no período de um ano, a equipe da Seção de Zoonoses estima que 15.780 animais deixaram de nascer em Sorocaba no ano passado.

Além de controlar a população animal para reduzir o abandono e evitar problemas de saúde pública, a castração traz benefícios para os próprios bichinhos. "O animal tem uma vida mais longa depois da castração. Para as fêmeas, acabam todos aqueles problemas decorrentes do cio, como sujeira e atração dos machos. Elas podem passar pela cirurgia já a partir dos seis meses de idade. Já os machos urinam menos e ficam mais calmos, tornando assim mais pacífica a convivência com outros animais e até mesmo com seus donos", explica Lílian Nascimento, médica veterinária responsável pela UCA.
 
Critérios técnicos
 
O secretário da Saúde, Ademir Watanabe lembra que, desde o início do funcionamento da UCA, no final de 2008, os atendimentos seguem critérios técnicos. A estratégia é concentrar o serviço nos bairros que mais precisam. "Estudos demonstram que esse tipo de serviço só atinge bons resultados para a saúde pública quando segue um cronograma de visita aos bairros onde há maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados", comenta o secretário.

Além de atuar nas regiões da cidade onde há maior concentração de animais – em 2011, cerca de 50 bairros foram atendidos –, a UCA também castra gratuitamente os cães e gatos adotados nas feirinhas promovidas mensalmente pela Zoonoses ou no posto fixo de doação que funciona na unidade. O telefone da UCA para dúvidas ou informações é o 3202-8006.

Compartilhe no Whatsapp