da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Cidadania (Secid) está levando parte de sua equipe para visitar bairros de Sorocaba com o objetivo de convidar jovens, entre 15 e 17 anos e cujas famílias sejam beneficiárias do Programa "Bolsa Família" ou do "Amigo da Família", para que participem do Projeto ProJovem. A programação se iniciou em Aparecidinha, com visitas casa a casa. A partir da próxima segunda-feira, dia 23, a Secid estará na região de Brigadeiro Tobias.
De acordo com a secretária Maria José de Almeida Lima, o ProJovem é um projeto socioeducativo desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo é atender os jovens de famílias carentes.
Ainda, conforme Mazé Lima, a Secid trabalha em Aparecidinha e segue visitando os moradores daquela região até sexta-feira (20). A coordenadora da equipe, Telma Aparecida Durão Mendes, diz que nas casas em que há moradores jovens, os profissionais da pasta explicam sobre o que se trata o ProJovem e os convidam a integrar as ações oferecidas, como qualificação profissional e estímulo à participação social, promovendo ações coletivas de interesse público.
"Nós procuramos estabelecer parcerias com entidades, como o Sesi e o Senac, por exemplo, a fim de que juntas possamos oferecer cursos de qualificação profissional aos nosso jovens carentes", destaca Mazé Lima, lembrando que no ano passado, em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba, graças ao ProJovem, o Senac ofereceu, gratuitamente, cursos de logística e secretariado.
Além de cursos, no projeto os jovens recebem aulas de artesanato e pintura em quadro, e ainda são incentivados a desenvolver a participação cidadã em sua comunidade. "Um exemplo desse tipo de ação foi a que se desenvolveu no Parque das Laranjeiras, no final do ano passado. Em consulta aos moradores, os jovens da comunidade apuraram as necessidades do bairro e constataram que a principal era a falta de área para lazer e prática esportiva. E sugeriram a reforma da quadra de esporte do bairro", lembra a secretária.
Além dos profissionais que vão de casa em casa visita os jovens em Aparecidinha, a Secid também colocou o trailer na praça central do bairro para atendimento aos moradores.
A reunião dos integrantes do ProJovem são promovidas sempre nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAs), em espaços comunitários ou em igrejas. A meta da Secid, conforme Mazé Lima, é que a Prefeitura de Sorocaba chegue, ao final de 2012, atendendo a cerca de seiscentos jovens.