da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), reinicia neste sábado (14) a rotina semanal das operações especiais contra a dengue. O primeiro bairro a receber a ação neste ano será o Parque Esmeralda, na Zona Oeste da cidade.
O chefe da Seção de Controle de Zoonoses da SES, Leandro Arruda, explica que a operação tem como objetivo, além de reduzir a quantidade de criadouros existentes nas residências, passar orientações sobre os sintomas da dengue e de como combater o mosquito transmissor. "A população precisa nos ajudar. Cada um tem que fazer sua parte, eliminando os criadouros de suas casas, do local de trabalho. Todos devem participar deste combate contra o mosquito da dengue", diz.
A operação terá como ponto de partida a Rua Bernardo Medeiros, na esquina com a Rua José Augusto Fasano. A partir das 8h30, os agentes da Zoonoses percorrerão as ruas do Parque Esmeralda para orientar aos moradores e recolher materiais como pneus, pratos de planta, baldes e objetos que acumulem água de chuva e que não estão sendo utilizados.
Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) participam da ação ajudando na coleta dos materiais. Não serão recolhidos móveis ou entulho, somente criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Se por acaso chover neste sábado, a ação será cancelada.
Quase 78 toneladas de criadouros removidos
Em 2011, as operações especiais contra a dengue, realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro pela Prefeitura de Sorocaba, resultaram na remoção de 77.958 kg de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Promovidas sempre aos sábados, nos bairros da cidade que concentraram um grande número de casos registrados da doença.
Ao todo, 32 bairros receberam a operação especial contra a dengue. Entre eles, a Vila Helena; Jardim São Guilherme; Vila Nova Sorocaba; Jardim Maria do Carmo; Jardim Novo Mundo; Jardim Tatiana; Iporanga II; Vila Hortência; Vila Progresso/ Vila Porcel; Parque das Laranjeiras; Barcelona; Jardim Ipiranga; Parque Vitória Régia; Vila Haro; Vila Sabiá/ Vila Zacarias, Vila João Romão e Vila Carvalho.