da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Elevar de 6 mil para 20 mil alunos formados ao ano. Este é o objetivo da construção da nova unidade da Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), um dos principais investimentos da Prefeitura de Sorocaba e que garantirá a ampliação das oportunidades de qualificação profissional na cidade.
Com as obras estruturais em fase final, o prédio de 2.200 m² de área construída e dividido em três pavimentos, contará com sete salas de aula, dois sanitários e setor administrativo. Quem passa pela avenida General Osório na altura do 1.840, já percebe as nuances de como deverá ser a nova Unite após o término das serviços; previstos para este semestre.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) implantou os pilares que servem de sustentação ao prédio e a construção das paredes externas, em alvenaria, e montagem das lajes. Os trabalhos prosseguem com a edificação das dependências e instalações internas, anteriores aos acabamento e a cobertura.
A construção de mais uma Unite se soma a outros investimentos da Prefeitura para aumentar as oportunidades de qualificação profissional em Sorocaba, tendo em vista a implantação do Parque Tecnológico e a crescente atração de novos investimentos no município.
A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) prevê atender melhor a esta demanda por meio de cursos com rápida duração, organizados com base em pesquisas e sondagens nas empresas, comércio e setor de serviços.
Ampliar oportunidades
Atualmente, a Prefeitura oferece cursos de qualificação profissional em duas unidades da Unite; uma no Éden e outra na Unidade Seminário. Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura investe, também, na construção de um terceira Escola Técnica Estadual (Etec), no bairro Parada do Alto.
Ali serão oferecidas cerca de 800 vagas em quatro cursos - Automação Industrial, Autotrônica, Instrumentação e Equipamentos Industriais e Manutenção Automotiva.
Além da terceira Etec, o Governo do Estado já havia aumentado o número de vagas e criado novos cursos profissionalizantes nas Etecs "Fernando Prestes" e "Rubens de Faria e Souza", e ampliado o campus local da Faculdade de Tecnologia (Fatec).
Nos mesmos moldes da Unite, o governo paulista deverá iniciar neste ano, em Sorocaba, os cursos do programa "Via Rápida Emprego". A expectativa, também, é que, em breve, a cidade possa contar com uma segunda escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).