Combate à dengue - Zoonoses vistoriou mais de 180 mil imóveis em 2011

11/1/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

 A Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba realizou 184.614 vistorias em imóveis da cidade ao longo do ano passado. Esta atividade integra a lista das mais de 20 ações permanentes de controle da dengue, realizadas pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) e que visam a prevenção da doença e combate ao mosquito transmissor.

"Cerca de 90% dos criadouros do mosquito são encontrados nas casas. Por isso, a visita aos imóveis é um dos trabalhos mais importantes realizados pela Zoonoses ao longo do ano. Mas todos devem fazer sua parte no combate à doença. Cada cidadão deve vistoriar sua casa e o local de trabalho, eliminando os possíveis focos do Aedes aegypti.Neste ano de 2012, os sorocabanos devem continuar adotando o sábado para dedicar alguns minutos do dia para realizar esta tarefa", comenta o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

Ainda de acordo com o balanço da Zoonoses, no ano passado foram removidos 124.877 criadouros durante as ações de rotina, isso, além dos 77.958 kg retirados nas operações especiais realizadas aos sábados, entre fevereiro e dezembro de 2011. Foram registradas 35.118 ações de nebulização e 53.356 visitas casa a casa. Também foram vistoriados 423 imóveis especiais como escolas, shoppings e terminais de ônibus, 1.340 pontos estratégicos - oficinas e ferros-velhos, e 137 prédios em construção.

Além das visitas existe, ainda, o trabalho educativo realizado pelas equipes da Zoonoses. Em 2011, ocorreram palestras, eventos e exposições alertando sobre a importância de se combater e eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti. O destaque foi a Exposição Educativa de Prevenção à Dengue, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, em bairros próximos à Vila Helena, na Zona Norte da cidade.

Na avaliação do chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, os números do balanço de 2011 são muito positivos, mas reitera que o combate não pode parar. "Esses números apontam que os agentes trabalharam muito no combate e prevenção à dengue na cidade. Mas não bastam só o trabalho e as ações da seção. O sorocabano precisa dedicar 15 minutos do seu sábado ou em qualquer outro dia da semana para vistoriar sua casa e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor", diz.

Guerra contra a Dengue

Também foi em 2011 que teve início a nova campanha educativa de combate à doença, intitulada "Guerra contra a Dengue". Em paralelo às ações permanentes de combate e prevenção da doença já executadas pela Prefeitura de Sorocaba, outras novas foram anunciadas pelo prefeito Vitor Lippi em março do ano passado. Além disso, algumas medidas foram implementadas.

As autuações em imóveis que possuem criadouros do Aedes aegypti foram intensificadas desde então. Durante todo o ano passado, foram aplicadas 253 multas no total.

Compartilhe no Whatsapp