da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Parque Tecnológico deve representar uma nova etapa no desenvolvimento de Sorocaba a partir de maio deste ano, pois facilitará a transformação do conhecimento gerado pelas universidades em produção pelas indústrias. Entretanto, quem passa pela final da Av. Itavuvu, na altura do Km 92 da Rodovia Castello Branco, já pode perceber uma outra transformação naquela região; a visual. A Prefeitura de Sorocaba concluiu a estrutura do Núcleo Central, prédio com linhas arquitetônicas futuristas e em formato circular. As obras no local continuam em andamento.
A expectativa da Prefeitura é que o Parque Tecnológico favoreça a atração de novos investimentos para Sorocaba, em especial, de indústrias que investem em inovação e pesquisas de novas tecnologias. Sua função é atuar como um organismo articulador entre universidades, escolas técnicas, institutos de pesquisas e empresas. O Núcleo Central abrigará a incubadora de empresas de base tecnológica e serviços de apoio, por exemplo, para o registro de patentes, suporte jurídico e de negócios e atendimento do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Com linhas arquitetônicas futuristas e design em formato circular, o Núcleo Central do Parque Tecnológico terá 12 mil m², com dois pavimentos. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) já concluiu a montagem da estrutura pré-moldada do prédio e, nos próximos 30 dias, deve finalizar as estruturas metálicas e a coberturas do prédio principal e da praça de alimentação.
As próximas etapas serão a montagem de estrutura de alumínio para a colocação de vidros, seguidos do acabamento da estrutura pré-moldada e as instalações hidráulicas e elétricas. A Prefeitura já concluiu o arruamento no entorno do Parque Tecnológico, com a implantação de sistema de drenagem, guias, sarjetas e pavimentação.
Para o prefeito Vitor Lippi, os investimentos em inovação e pesquisas de novas tecnologias são fundamentais para o crescimento industrial do país, sendo o Parque Tecnológico de Sorocaba um novo vetor de desenvolvimento para o município e região. "A cidade irá mudar de patamar de competitividade: ela deixará de ser apenas uma cidade industrial para ser também uma cidade tecnológica; o que ajudará a garantir seu futuro, com a atração de novos investimentos, e ajudar o Brasil a ter competitividade tecnológica", acredita.
O Parque Tecnológico de Sorocaba encontra-se nas proximidades do complexo industrial da Toyota, formado pela fábrica de automóveis e mais 12 sistemistas, que são empresas fornecedoras dos componentes para os veículos. A Prefeitura ainda realiza uma série de investimentos no sistema viário e infraestrutura daquela região, incluindo a duplicação da Av. Itavuvu e sua interligação ao Km 92 da Rodovia Castello Branco.