da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, realizaram, juntos, 24.803 atendimentos durante todo o ano de 2011. Deste total, o Ônibus Rosa foi responsável por 14.230 atendimentos e o Ônibus Azul atendeu 10.573 homens ao longo do ano passado. O balanço mostra que a população utiliza e aprova os serviços oferecidos pelas duas unidades que percorrem, praticamente, todos os bairros da cidade.
"O Ônibus da Mulher mantém a média do número de atendimentos realizados nos últimos anos; o que comprova a aceitação da unidade móvel pela população feminina da cidade. O Ônibus do Homem, com um pouco mais de um ano e meio de funcionamento, apresentou um número expressivo de atendimentos – quase 11 mil –, o que revela que o sorocabano está cuidando mais da sua saúde e isso é muito bom", avalia o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.
Cristiane Andréa Rosa, coordenadora do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), atribui o sucesso do Ônibus Rosa junto às mulheres sorocabanas ao fato de a unidade ir até elas. "Com o Ônibus, o acesso aos serviços de saúde fica mais fácil para as mulheres, porque a unidade vai até os bairros. Além disso, não tem agendamento; os atendimentos são abertos à população feminina, por livre demanda. Tudo isso, somado ao trabalho da equipe do Ônibus Rosa, que é formada por mulheres comprometidas, faz com que a unidade seja muito querida pela população", comenta a enfermeira.
O coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish) da SES, o urologista Fernando Guimarães Russo Ramos, também acredita que a facilidade do acesso aos serviços de saúde fez com que o Ônibus do Homem realizasse uma média de quase mil atendimentos mensais no ano passado. "A população masculina vem aderindo cada vez mais aos serviços oferecidos pelo Ônibus do Homem porque é uma unidade móvel, ou seja, existe a praticidade e o acesso fácil ao atendimento prestado por um profissional de saúde: isso faz toda a diferença. Para este ano de 2012, queremos consolidar a função do Ônibus Azul como um promotor da saúde preventiva do homem", diz o médico.
Serviços, exames e orientações
O balanço dos atendimentos do Ônibus Rosa aponta quase 1,2 mil registros mensais no ano passado, incluindo procedimentos de enfermagem, coletas de exames, testes de gravidez e orientações, entre outros serviços. Em 2010, foram 17.364 atendimentos no total.
Seguindo tendência de anos anteriores, o exame de papanicolau continua sendo o serviço mais procurado, com mais de 3 mil mulheres atendidas em 2011. Além disso, foram registrados 2.048 encaminhamentos para mamografia.
Também foram realizados 303 testes de gravidez; 2.518 mulheres foramencaminhadas para o Programa de Planejamento Familiar; 397 solicitações para a ultrassonografia e 2.469 testes de HIV e sífilis, dentro da campanha Fique Sabendo.
O Ônibus do Homem realizou 8.077 consultas médicas no total; 1.546 homens passaram por atendimentos com enfermeiro e fizeram testes de HIV/ Sífilis, dentro da campanha Fique Sabendo e 46 foram atendidos dentro do Programa de Planejamento Familiar pedindo orientações sobre a vasectomia.