Prefeito Vitor Lippi determina obras preventivas para conter alagamentos no Vitória Régia

4/1/2012 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A partir desta quarta-feira (4), o Parque Vitória Régia receberá uma equipe de topógrafos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para verificar os serviços que podem ser feitos nas áreas de riscos de alagamento, a fim de amenizar esse problema durante o período de chuvas. E já na próxima sexta-feira, e final de semana, a Secretaria e Obras e o SAAE estarão realizando diversas outras obras preventivas naquela região.

A realização desse trabalho foi definido nesta terça-feira, durante visita que o Prefeito Vitor Lippi fez ao bairro, em companhia do vice-prefeito, José Ailton Ribeiro, do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Geraldo Caiuby, do Secretário de Segurança Comunitária, Roberto Montegomery Soares, e funcionários dessas secretarias mais os da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana e da Defesa Civil.

O grupo visitou as áreas de risco apontadas pelos integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), coordenado pelo voluntário Ademir Mendes de Queiroz.


Desse encontro, e da análise feita junto com os técnicos, o Prefeito determinou: a limpeza e desobstrução das bocas-de-lobo e galerias de águas da chuva; desobstrução das tubulações de drenagem dos diques e reinstalação das válvulas flaps danificadas; recomposição do maciço que forma o dique de proteção, nos trechos em que ocorreram desgastes em consequência da ação do tempo.

Naquele bairro também será instalado um Ecoponto em área na qual os moradores vêm jogando entulhos, indevidamente.

O diretor do SAAE informou que o trabalho de topografia será feito em terreno público localizado na rua José Martinez Peres, em frente ao Parque Amadeu Franciulli, com o objetivo de definir as intervenções necessárias para o escoamento da água que se acumula em período de fortes chuvas, provocando alagamentos.

O SAAE já implantou mais de oitocentos metros de diques, com alturas que variam de 1,50 metro a dois metros, em pontos em que as residências margeiam o rio Sorocaba e estão sujeitas às suas águas por terem sido construídas em área de alagamentos.

Ao final da visita o prefeito agradeceu a cooperação dos voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil, os quais têm dado "importante auxílio ao Poder Público na detecção e solução dos problemas por eles vivenciados."

Compartilhe no Whatsapp