da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Com o trabalho de 38 operários, as obras de construção do novo prédio da Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), caminham em ritmo acelerado. Contando com 21 salas de aula e sete laboratórios, o prédio fica à Avenida General Osório, na Vila Barão. De acordo
o cronograma da empresa que executa a obra, a previsão é de que o prédio seja inaugurado no início segundo semestre de 2012.
De acordo com o secretário de Relações do Trabalho, Luiz Alberto Firmino, a expectativa é de que, com o novo prédio, a demanda de Sorocaba por cursos de qualificação profissional seja atendida. "No mínimo, irá reduzir bastante a carência", explicou o secretário, revelando ainda que a escolha dos cursos oferecidos pela Unite é feita com base em pesquisas e sondagens nas empresas, comércio e setor de serviços.
Com capacidade para atender 20 mil alunos/ano, o novo prédio, de arquitetura moderna e dinâmica, terá 2.200 m2 de área construída, em três pavimentos. Cada andar contará com sete salas de aulas e dois banheiros, além do setor administrativo. O prédio abrigará ainda 7 laboratórios equipados para atender os segmentos de hidráulica, pneumática, eletrônica analógica, metrologia, beleza, culinária e dois de informática.
Em 2011 a Unite desenvolveu seus cursos nas unidades Seminário (sede), Éden, Casas do Cidadão, Escolas Estaduais e Municipais, entidades em diversos bairros, Territórios Jovem, Fundação Casa, entre outros. Foram mais de 300 cursos realizados com 6.260 alunos formados, o maior número desde a criação da Universidade do Trabalhador.
Como destaca o secretário do Trabalho, Luis Alberto Firmino, muitos jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho graças a qualificação obtida nos cursos realizados pela Unite. "Com o novo prédio dá-se mais condições de qualificação e requalificação em níveis básicos como forma de primeiro acesso ao mercado de trabalho. Mais preparado o profissional tem muito mais chances", conclui Firmino.