da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Festas, muita comida, férias, piscina, viagens. Para muita gente, chegou a época mais esperada do ano: a do descanso e das comemorações. Quem pretende curtir tudo isso, precisa evitar os abusos e exageros, que podem causar muitos prejuízos à saúde. Então, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) dá algumas dicas e orientações para que o período de curtição e descanso não tragam problemas futuros.
O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, recomenda alguns cuidados básicos que podem ser adotados por pessoas de todas as idades. Um deles, é sobre a alimentação adequada. "O mais importante é sempre se alimentar bem, evitando as comidas gordurosas e pesadas e consumindo alimentos mais leves, à base de legumes, frutas e verduras", diz.
Watanabe lembra que é fundamental se manter hidratado, principalmente nesta época do ano, quando as temperaturas são mais elevadas. "É preciso ingerir bastante líquido, principalmente água. O indicado é tomar pelo menos dois litros de água por dia e, nos dias mais quentes, aumentar esta quantidade", orienta.
Os cuidados quanto à ingestão de bebidas alcoólicas também são citados pelo secretário. "Se for beber, não exagere. O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar problemas no fígado. E se for dirigir, não beba", diz.
Se houver exposição ao sol, é fundamental o uso de protetor solar. "Pessoas com a pele mais clara, com cabelos loiros, olhos claros, pessoas ruivas e com sardas são as que precisam de mais proteção e mais atenção às alterações na pele", diz.
A prevenção inclui ainda o uso da chamada "barreira mecânica", que são os chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e camisas de manga comprida. A maior incidência dos raios ultravioleta – que tornam o sol mais nocivo – ocorre entre 10h e 16h, por isso, é indicado que todas as pessoas evitem a exposição neste horário.
Watanabe também orienta aqueles que pretendem viajar para que fiquem atentos à vacinação. "Algumas regiões do Estado, do país, e também do exterior, são consideradas áreas de risco para doenças como febre amarela e sarampo. É preciso procurar saber quais são estas áreas e se imunizar contra estas doenças antes de viajar", alerta. "Tomando estes cuidados básicos, dá para curtir os dias de descanso e festividades sem ter arrependimentos depois", completa o secretário.