da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
Devido ao grande sucesso, a "V Cantata de Natal na Estação" terá uma sessão extra na próxima segunda-feira (19), às 20h30. O evento, que deveria acontecer até o próximo domingo (18), teve um público de mais de 4 mil pessoas em seus dois primeiros dias de apresentação.
Considerada a principal atração natalina em Sorocaba, a "Cantata Natal na Estação", um dos símbolos históricos mais importantes da cidade, tem a participação dos alunos do programa "Mais Cultura". Eles são integrantes das oficinas de coral e de teatro e cantam e atuam durante o espetáculo. A edição 2011 homenageia o ciclo da tecelagem de Sorocaba e aquelas pessoas que trabalharam nas indústrias têxteis.
"Foi realmente algo muito bonito. É espetáculo musical com imagem e representação cujo pano de fundo conta uma parte importante da história de nossa cidade e de sua gente. Estou feliz porque é um espetáculo de muita emoção, que mostra às crianças, de maneira lúdica e educadora, a importância da nossa cidade na história do País", salientou o prefeito Vitor Lippi.
O show conta com o efeito de projeção mapeada que anima e colore o prédio da Estação Ferroviária durante todo a apresentação. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado", disse o secretário da Cultura, Anderson Santos, ao ressaltar o esforço e dedicação dos participantes do projeto "Mais Cultura" que trabalharam para que o espetáculo fosse realizado. Trata-se de um programa de formação cultural e cidadã desenvolvido durante o ano todo em diversos locais da cidade. A 'Cantata' acaba por ser o encerramento dos trabalhos. "Todos nós trabalhamos com muito entusiasmo para este momento acontecer e alegrar o sorocabano", reforçou.
Somente o coral da cantata é composto por 67 crianças. Além dos pequenos cantores há ainda a participação de 52 alunos das oficinas de teatro que ajudam a interpretar 14 canções, como "Sementes do Amanhã", de Gonzaguinha, "Isto aqui é o que é!", de Ari Barroso, e "O filho do seu menino", de Jair Rodrigues.
Para a aluna das oficinas de teatro, Neide Leite de Souza, 71 anos, o trabalho apresentado emocionou. "Estamos há meses ensaiando, mas no dia da estreia eu chorei o tempo todo de ver a beleza da apresentação. Poder participar de coisas como essa é uma bênção para mim", falou emocionada.
A "V Cantata de Natal na Estação" tem início sempre a partir das 20h30.
Ficha Técnica da V Cantata de Natal na Estação:
Produção – Ferratini Produções Culturais
Direção Artística – Lucio Martini
Direção de Produção – Fábio Ferraz
Direção Cênica – Hamilton Sbrana
Direção Musical – Luciane Nagy Cação
Coreografias – Regina Claro
Arranjos Musicais – Leonardo Batista
Texto – Hamilton Sbrana
Desenho de Figurinos – Silvana Rojo
Confecção de Figurinos – Rosa Maria Nocetti/ Otilia Silveira Campos/ Ge