Nova secretaria vai atender idosos e pessoa com deficiência

15/12/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

O prefeito Vitor Lippi anunciou nesta quarta-feira (14) a criação de uma secretaria voltada ao idoso e às pessoas com deficiência em Sorocaba. Segundo alegou, a nova pasta atende à sugestão do Ministério Público, que considera importante a atenção diferenciada a esse público.
 
Lippi vê como justa e necessária essa nova pasta, pois vai atuar de forma a fortalecer os programas e projetos especiais para o atendimento ao idoso e também ao deficiente, promovendo maior inclusão social, assistência e oportunidades na promoção desses segmentos.
 
Segundo o prefeito, observando-se a média nacional, estima-se que 10% da população sorocabana seja composta por idosos e, outros 10%, por pessoas com algum tipo de deficiência. Isso se traduz em mais de cem mil habitantes; um número muito expressivo em sua opinião.
 
O projeto de lei para criação da nova secretaria encontra-se em fase de elaboração e todo detalhamento será feito posteriormente. Daí, o fato de ainda não haver um nome especificado para a pasta ou dados sobre o número de funcionários que deverão atuar no local. Isso se aplica também a um nome para ocupar o cargo de titular. A única certeza, segundo Lippi, é que servidores públicos poderão ser realocados para a nova secretaria.
 
Apesar de já haver na Secretaria da Cidadania (Secid) setores que cuidam dessa clientela, o prefeito assegura que se tratam, hoje, de áreas assessórias e não principais. E que, com a criação da nova pasta, mudaria completamente o foco e atenção, direcionando mais ações, projetos e programas específicos.
 
Para Vitor Lippi, a criação dessa nova secretaria é tão assertiva quanto à criação de outras pastas, como a de Meio Ambiente (Sema), a de Parcerias (Separ) ou da Juventude (Sejuv), que, pontualmente, estão atuando na condução das políticas públicas em suas áreas e obtendo muito mais resultados; "resultados positivos", enfatizou.
 
O projeto de lei que visa criar a nova secretaria deverá ser enviado ao Legislativo apenas no próximo ano, quando do início dos trabalhos dos vereadores.

Compartilhe no Whatsapp