da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
O Comitê Regional Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Sorocaba (CIPETP) e a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo realizam nesta quarta-feira (7), a partir das 8h30, a 1ª Oficina de Capacitação sobre Tráfico de Pessoas. O encontro acontecerá no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2.800, Alto da Boa Vista.
De acordo com Emanuela Barros, presidente do CIPETP Sorocaba, esta oficina tem como público-alvo gestores (municipais, estaduais e federais), lideranças comunitárias, representantes de universidades e da sociedade civil organizada dos municípios que integram o comitê: Avaré, Botucatu, Ibiúna, Itapetininga, Itapeva, Itu, Piracicaba, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Sorocaba e Votorantim.
Confira a programação da Oficina de Capacitação:
8h30 – Credenciamento e Café
9h – Módulo I: Apresentação do Núcleo e do Comitê Regional: Diretrizes da
Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
9h30 – Módulo II: Gênero e Tráfico de Pessoas, por Regina Cardoso da Silva: graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Saúde Pública, pela Unicamp, e mestranda em Comunicação e Cultura, pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é professora da Universidade Paulista (Unip), Campus Sorocaba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva.
10h30 – Rodada de perguntas e respostas
11h – Módulo III: Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas e as Perspectivas da Proteção à Infância e Juventude, por Ricardo Augusto Yamasaki: advogado e assessor especial da Secretaria de Estado da Cultura; professor da Escola Superior de Advocacia e da FCG School Business, e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB.
12h – Rodada de perguntas e respostas
12h30 – Almoço
14h – Módulo IV: Raça, Etnia e Tráfico de Pessoas, por Edson Innocêncio de Arruda Jr.: assessor técnico da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
15h – Rodada de perguntas e respostas
15h30 – Café
15h50 – Módulo V: Diversidade Sexual e Tráfico de Pessoas, por Deborah Bittencourt Malheiros: assistente técnica da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; graduada em Psicologia, especialista em Saúde Pública e em Dependência Química; docente de pós-graduação em Saúde Pública e Administração Hospitalar do Centro Universitário São Camilo e Docente da pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Cruzeiro do Sul.
17h – Rodada de perguntas e respostas
17h30 – Encerramento.