Capacitação quer sensibilização no atendimento à mulher vítima de violência

5/12/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Um olhar humanizado, um acolhimento sensível. É com este objetivo que a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio do Centro de Referência da Mulher (Cerem), em parceria com a Delegacia Seccional de Sorocaba, promove na segunda e terça-feira (5 e 6) um curso de capacitação para policiais civis, que atuam no atendimento à mulher vítima de violência.

O evento, que acontecerá das 9h às 11h em ambos os dias, na Academia da Polícia do Deinter-7, vai reunir cerca de 70 profissionais que, praticamente quase todos os dias, lidam com a dor e o sofrimento das mulheres vitimizadas.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Cerem, Paula Andrea Vial Silva, o olhar sensibilizado para o problema, a demonstração do respeito e a solidariedade quanto aos acontecimentos fazem com que o atendimento prestado pela polícia possa ser ainda melhor.

Conforme diz, numa situação de violência, a vulnerabilidade é tanta que as mulheres precisam encontrar conforto em quem as ouve. "Quando uma mulher chega a expor a questão, ela já percorreu um caminho de grande dificuldade, principalmente o emocional", comenta.

A capacitação será ministrada pela psicóloga, advogada e presidente do Sindicato Regional de Psicologia, Rosana Cathia Razzoni Mangini, pelas advogadas Dagmar Rubiano Gomes e Marilene Costa, também membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e pela psicóloga do Cerem, Patrícia Corrêa Cortela.

A proposta da capacitação favorecerá, ainda, o conhecimento sistêmico do atendimento à mulher vítima de violência que, após o registro policial, deve ser encaminhada aos órgãos que cuidam de casos dessa natureza, principalmente, dentro da Rede Pública de Atendimento à Mulher.

Compartilhe no Whatsapp