Projeto Caminhada vai ampliar integração entre escolas e UBS's em 2012

30/11/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba pretende ampliar as atividades integradas do Projeto Caminhada, desenvolvido em nove bairros da cidade por meio das UBS's e escolas já a partir de 2012.

A ideia ganhou mais força na tarde desta terça-feira (29) quando mais de 1.300 pessoas participaram com toda animação do encerramento das atividades do "Projeto Caminhada 2011", realizado no Lar Escola Monteiro Lobato, no Jd. Itanguá.

O evento reuniu participantes de todas as idades, membros dos grupos de Caminhada das Unidades Básicas de Saúde (UBS's), centros esportivos e de escolas municipais.

O Projeto Caminhada é desenvolvido pelas secretarias de Esporte (Semes), Saúde (SES) e Educação (Sedu), com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e combater os problemas de saúde causados pelo sedentarismo, como hipertensão arterial, obesidade e problemas cardíacos.

A confraternização favoreceu a troca de experiências entre os integrantes, com a apresentação das atividades conjuntas realizadas pela EM "Darlene Devasto" e a UBS Laranjeiras.

Uma das participantes mais entusiasmadas foi Maria Neusa Penafiel, 75 anos, integrante do grupo de caminhada da UBS "Márcia Mendes". A aposentada, que começou a caminhar e praticar ioga por recomendação médica, diz que hoje não pode viver sem a prática.

"Comecei porque o médico mandou, mas aí não parei mais. Estou amando ser velhinha porque agora tenho mais habilidade e consigo caminhar mais. Estou em estado de graça!", ressaltou.

Segundo o gerente do Projeto Caminhada, Carlos Eduardo Walter, neste ano as atividades promoveram a aproximação de nove UBS's e escolas municipais. Uma experiência, conforme diz, "que permite inserir a comunidade na escola e permite aos grupos de caminhada o acompanhamento por profissionais de Educação Física.

 A iniciativa possibilitou o aumento no número de participantes e a expectativa é que esta participação possa crescer ainda mais no ano que vem", destacou.

Também prestigiaram o evento os secretários Cláudio Bacci, da Semes, e Maria Teresinha Del Cístia, da Sedu.

Compartilhe no Whatsapp