Câmara realiza audiência pública para debater o tratamento do diabetes em Sorocaba

7/1/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba

De iniciativa do vereador Claudemir Justi (PSDB), discussão terá foco no atendimento ao diabético e fornecimento de medicamentos  

O vereador Claudemir Justi (PSDB) protocolou nesta semana requerimento pedindo a realização de Audiência Pública para discutir o atual atendimento municipal dos diabéticos. A audiência está marcada para o dia 16 de março, às 19h30, e deve reunir autoridades, profissionais da área de saúde e portadores da doença.

O objetivo é avaliar o atendimento dos diabéticos pela rede pública de saúde, assim como o fornecimento de medicamentos e insumos.  Desde 2006, a Lei nº 7981 da vereadora Neusa Maldonado (PSDB) garante a distribuição gratuita de materiais de controle da doença aos diabéticos como insulina; antidiabéticos; seringas e tiras reagentes; além de material informativo sobre o controle da doença.

Fundador da Associação de Diabetes de Sorocaba, Justi, que também é diabético, foi presidente da entidade por 10 anos. O vereador lembra o perigo do tratamento inadequado, sem orientação e prescrição corretas. “Problemas no fornecimento de medicamentos aliados ao desconhecimento são fatores que podem levar os portadores a complicações visuais, cardiológicas, impotência sexual, amputações e, principalmente, problemas renais”, lembra.

Justi destaca que os problemas decorrentes da doença representam aos diabéticos perda de qualidade de vida e ao Município aumento de atendimentos no sistema público de saúde. 

 

Compartilhe no Whatsapp