Alunos da EM “Matheus Maylasky” têm aula de educação ambiental no Parque Ouro Fino

29/11/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Cerca de 70 alunos da 7ª série do Ensino Fundamental da EM "Matheus Maylasky" estiveram, na manhã desta segunda-feira (28), participando de uma aula de educação ambiental ao vivo, durante uma visita monitorada no Parque do Ouro Fino.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Meio Ambiente (Sema), a atividade faz parte de um projeto piloto, que será incluído no roteiro de visitação em 2012. O objetivo é expandir as ações educacionais da área para o ciclo II do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Todo o roteiro da visitação é integrado com a matriz curricular do município e conta com uma proposta interdisciplinar norteada pelo tema transversal de Educação ambiental. "Com isso, os professores terão subsídio para aplicar essas questões em sala de aula", explica Rafael Ramos, da Sedu.

O enfoque da aula foi a principal nascente do parque, que é georreferenciada e cadastrada por um levantamento feito pela Sema. A nascente foi escolhida como a modelo e se encontra em peculiar situação de conservação.


Além disso, também foram abordados outros temas: impactos das queimadas, adaptações da vegetação, espécies invasoras, recomposição da vegetação, diversidade dos seres vivos, características e impactos ambientais de alterações do solo, responsabilidade pessoal para a conservação do ambiente, e impactos sociais e ambientais da poluição das águas.

"Achei essa visita muito proveitosa. Os alunos viram a questão da nascente, da importância da mata ciliar. Acredito que eles aprenderam bastante, pois questionaram os monitores durante as explicações", contou a professora de Geografia da "Matheus Maylasky", Selma Rodrigues.

Acompanhados de 10 monitores, os alunos ainda participaram de trilhas ecológicas, gincanas e reflexões sobre diversas questões ambientais observadas no parque. A professora de Ciências, Valéria Vida, ressaltou a questão da aventura pelas trilhas e do condicionamento físico. "Isso vale também até como aprendizagem para o corpo humano", disse.

O estudante Gabriel Henrique Almeida Camargo, 13 anos, achou "legal" a visita. "Nunca tinha visto uma nascente. Agora, com essa aula, vou dar mais importância à água e a preservação da natureza", completou. O garoto gostou tanto do passeio que prometeu voltar ao Parque Ouro Fino com amigos e familiares durante as férias escolares.

A Sedu destaca que outras turmas da Rede Municipal de Ensino farão esta mesma visita ao parque a partir de março de 2012.

Compartilhe no Whatsapp