Neste último domingo (20), 7.195 pessoas compareceram na 27ª edição do Via Viva e puderam conferir uma variada programação de esportes, lazer, cultura e serviços. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, o programa acontece todos os domingos, das 8h às 13h, na Avenida Itavuvu, na Zona Norte. Durante o evento, famílias caminhavam pela avenida e muitas crianças e adolescentes andavam de bicicleta, skate, patinete e patins e, ainda, passeavam com seu animal de estimação por mais de 2 km de extensão da via, que fica aberta exclusivamente para o pedestre.
Entre as atrações deste dia, todas gratuitas, o público participou de uma oficina de colagem para a confecção de buquês, exposição de fotos de flores nativas, conheceram as ações voltadas aos jovens e participaram de uma aula de ginástica aeróbica. Já, com o "Super Chance", as pessoas puderam acertar lugares marcados em uma trave de futebol.
As crianças também se divertiram com a pintura facial, os brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa; além da Escola do Pedala, que orienta sobre a segurança no trânsito.
O pintor Hélio Romano, 35 anos, e sua esposa Kátia Cristina Rodrigues Soares Silva, 32 anos, aproveitaram a manhã de domingo para participar de algumas atividades do Via Viva. Moradores da Vila Fiori, eles compareceram na Av. Itavuvu com a filha Eurrane Beatriz Soares Silva, 1 ano. "Nós já viemos várias vezes e achamos ótimo. É um espaço diversificado para toda a família", declarou Hélio.
Taniele Santos Moreno, 26 anos, e seu marido, Renan Rodrigo Pacheco, 24 anos, também estiveram nesta edição do Via Viva. Junto com os três filhos: Nicol, 7 anos, Emília, 4 anos, Yasmin, 3 anos, eles aproveitaram as várias atividades, inclusive, os serviços do Ônibus da Mulher. Taniele foi consultar a equipe da unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba sobre planejamento familiar. "Eu já me consultei outras vezes aqui no Ônibus, mas desta vez quero colocar o DIU. Vim saber detalhes do programa e tirar minhas dúvidas", conta.
Como em toda edição, o projeto manteve a "Academia ao Ar Livre", empréstimos de livros pelo programa móvel do "Vai e Vem" e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.
Além disso, os participantes também aprenderam uma série de dicas sobre consumo consciente por meio do Jogo dos 3R's (Reciclar, Reduzir e Reutilizar). Para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, houve emissão de currículos e orientações sobre entrevista de emprego e teste vocacional.
Todo domingo, a Av. Itavuvu é fechada ao trânsito de veículos entre 8h e 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares. A estrutura do Via Viva oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.