da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) da Área de Vigilância em Saúde, promove nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, uma reunião para a apresentação das Boas Práticas nos Comércios Varejistas e Atacadistas de Carnes. O encontro, que será realizado no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, à Avenida Dr. Eugênio Salerno, 140, Centro, tem como objetivos orientar, alertar e conscientizar os manipuladores de alimentos deste segmento sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ter e ainda divulgar a Lei do Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), em vigor desde dezembro de 2010.
"Além de ser uma exigência legal, a aplicação de Boas Práticas de Manipulação pelos estabelecimentos é uma forma de assegurar melhores condições dos produtos oferecidos. Por isso, as boas práticas devem envolver todas as pessoas, desde os proprietários dos estabelecimentos aos manipuladores", comenta a diretora da Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello.
O encontro é direcionado aos proprietários e funcionários das casas de carne, açougues, entrepostos, hipermercados, supermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais, indústrias e transportes que lidem diretamente com produtos cárneos. De acordo com Consuelo, foram convocados de 200 estabelecimentos para o encontro.
Programação
A chefe da Visa, Elaine Martins Prestes Lungwtz, explica que esta reunião também tem como objetivo diminuir a ocorrência das doenças causadas por alimentos e, assim, aumentar a oferta dos mais seguros, por meio da implantação das Boas Práticas de Manipulação.
Após a abertura dos trabalhos pelo secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, a bióloga da Visa, Juliana Dias Mome, faz uma apresentação sobre as Boas Práticas nos Comércios Varejistas e Atacadistas de Carnes. Às 11h acontece uma explanação sobre a Lei do S.I.M., pela engenheira agrônoma Evenile Fátima de Oliveira Souza e pelo médico veterinário Rodrigo Hidalgo Friciello Teixeira. Após, os participantes poderão tirar suas dúvidas.
A Área da Vigilância em Saúde da SES lembra que, mesmo aqueles pertencem a estes setores e que, por algum motivo não foram convocados, devem comparecer e participar desta reunião.