da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
Nas obras de prolongamento da avenida Edward FruFru Marciano da Silva ligando o Jardim São Guilherme ao bairro do Caguassu, e que envolveram a duplicação da antiga Alameda do Horto, a Prefeitura implantou uma curva em “S” quando poderia ter executado uma mais suave.
Para o vereador, a Prefeitura neste caso criou uma curva desnecessária e temerária, deixando de lado bons princípios técnicos e de engenharia no que se refere a traçados racionais, sob o ponto de vista financeiro, e seguros quando se fala em trânsito de veículos.
Através de requerimento, Crespo pediu diversas informações sobre aquela obra ao prefeito Vitor Lippi – que respondeu com evasivas a todos os itens questionados.
Deixou o prefeito de informar porque projetou a curva sinuosa e perigosa, dizendo apenas que a determinação do traçado de vias públicas é prerrogativa dos técnicos do sistema viário.
Não explicou porque o traçado não foi concebido com apenas uma curva, quando no local há área livre disponível para isso, dizendo simplesmente que ali “foi adotada a melhor solução técnica”.
O prefeito não explicou se havia necessidade de desapropriação para evitar a curva em “S” e tampouco se participou diretamente da decisão que deu origem ao traçado perigoso.
Indagado qual será o procedimento da Prefeitura no caso de acidentes, inclusive fatais, que venham a ocorrer em decorrência do traçado daquele prolongamento, o prefeito respondeu que”os procedimentos jurídicos são individualizados para cada caso que ocorre”.
Para o vereador Crespo, a resposta evasiva do prefeito Vitor Lippi ao seu requerimento significa apenas que “ele não quer ninguém fazendo perguntas incômodas sobre sua administração, esquecendo-se de que uma das tarefas mais importantes do vereador é justamente fiscalizar os atos do Executivo. E é justamente isso que estamos fazendo, ao questionar o prefeito sobre essa e outras questões relevantes à segurança e ao bem estar da população”.