do site Sorocaba Esportes
Roberto Pinheiro, da Funvic/Pindamonhangaba venceu em cima da linha a quarta etapa do Tour do Brasil – Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo. Os 168,3 km, cronometrados, entre Rio Claro e Sorocaba foram marcados por Sol forte durante as 4h15min de prova (Veja as Fotos da Etapa) e por um trabalho intenso da equipe Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba, que comandou o pelotão durante a maior parte da etapa. A caravana do Tour do Brasil partiu cedo nesta quarta-feira de São Carlos, e as bicicletas foram levadas em carros durante 70 quilômetros até a largada, às 11 horas na cidade de Rio Claro. Pouco antes da partida, o ciclista Carlos França, de Ribeirão Preto, recebeu emocionado a visita de sua filha de colo. Mas a distração durou pouco. Logo no começo na etapa vários ciclistas de equipes diferentes tentaram fugas. O pelotão, liderado por Sorocaba, foi neutralizando uma a uma. A primeira fuga importante só aconteceu depois de 115 quilômetros de estrada. Adélio Silva, de Pindamonhangaba, escapou junto com outros três atletas de equipes que não estão na disputa pela liderança. Enquanto isso, o time de Sorocaba pedalava no pelotão, com a difícil tarefa de evitar os ataques e fugas.
As investidas de Pindamonhangaba e de outras equipes fizeram Sorocaba gastar muita energia para neutralizar as fugas. “Hoje nossa equipe analisou a corrida e não trabalhou tanto. Eu descansei bastante no pelotão, reservando energia para o sprint final”, revelou Roberto Pinheiro, vencedor da etapa. Além do primeiro lugar, Pindamonhangaba levou também o terceiro na etapa, com Flávio Santos, o Baiano. “O mais importante hoje era se jogar nas fugas para tentar tirar tempo do líder. Não deu certo”, lamentou. “Mas pelo menos podemos comemorar a vitória do Roberto, companheiro de equipe, e meu pódio”, contou Baiano, que encostou nos líderes faltando menos de 100 metros para o final. Benedito Tadeu, o Kid, técnico de Pindamonhangaba, terminou com sentimentos divididos. “Claro que o ideal era disparar em uma fuga, mas quando vimos que o pelotão ia alcançar, eu armei uma estratégia para nossos dois sprintistas”. E a confiança deu certo. Com Adélio Silva em quinto, a equipe de Kid colocou três atletas entre os cinco primeiros colocados, todos à frente do líder geral, José Eriberto, que chegou em sexto. Enquanto a tática de Pindamonhangaba era tentar fugas, o trabalho de Sorocaba era evitá-las. E não foi fácil. A equipe puxou o pelotão o tempo todo. O argentino Edgardo Simon, que é atleta e técnico de Sorocaba, chegou na segunda posição, apenas um décimo de segundo atrás do vencedor, Roberto Pinheiro. “Hoje o dia foi muito pesado, nossa equipe pedalou forte para segurar as fugas e na chegada já não tínhamos a mesma força”, confessou Simon. “Por isso, e principalmente pela defesa da camiseta de líder, que era o objetivo principal, essa é uma etapa para se comemorar bastante”. Simon fez um sprint sensacional saindo da 10ª posição, quando falatvam 400 metros, para alcançar o segundo lugar e ficar a milésimos do vencedor.
110 atletas em 5 segundos
A chegada em grupo desta quarta-feira não deu espaço para grandes mudanças na classificação. Os 40 primeiros ciclistas terminaram com o mesmo tempo, 4h15min28s, média de velocidade de 42,4 km/h. Mesmo o 110º e último ciclista a completar a etapa chegou a cinco segundos do vencedor. Sexto a chegar, José Eriberto, da Padaria Real/Sorocaba continua liderando no acumulado com 1min04s de vantagem sobre Baiano. Apenas dois segundos a menos do que o tempo da terça-feira (3ª Etapa).
Resultados da 4ª etapa – Rio Claro/Sorocaba – 168,3 km – Média de 39,528 km/h
Individual:
1- Roberto Pinheiro (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – 4h15min28s (13 segundos de bonificação)
2- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos) – mesmo tempo (6 segundos de bonificação)
3- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – mesmo tempo (4 segundos de bonificação)
4- Daniel Rogelin (São José dos Campos/Cannondale) – mesmo tempo
5- Adélio Paulo Silva (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangada) – mesmo tempo (1 segundo de bonificação)
6- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – mesmo tempo
Classificação geral – após quatro etapas
Individual
1- José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – 11h33min58s
2- Flávio Santos (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 1min02s
3- Edgardo Simon (Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba) – a 3min25s
4- Flávio Reblin (Memorial/Santos/Giant) – a 3min36
5- Tiago Fiorilli (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba) – a 3min37s
6- Elton Silva (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) – a 3min54s
7- André Pulini (São Lucas Saúde/Giant/UAC/Americana) – a 3min58s
8- Marcos Novello (Memorial/Santos/Giant) – a 4min00s
9- Diego Ares (Memorial/Santos/Giant) – a 4min13s
10- Breno Sidoti (Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangada) – a 4min13s
Equipes
1- Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos/Sorocaba – 34h49min20s
2- Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – a 1min19s
3- Memorial/Santos/Giant – a 4min28s
4- São Lucas