Secretaria do Trabalho é a primeira a buscar ISO 9001

17/10/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

A Secretaria das Relações do Trabalho (Sert), da Prefeitura de Sorocaba, será a primeira pasta a iniciar o processo de implantação da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas, que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja seu tipo ou dimensão.

A empresa Learn Business Consultoria e Assessoria em Qualidade, vencedora da licitação, já está atuando em conjunto com os funcionários da Sert na implantação da norma, que deve durar aproximadamente sete meses. Conforme o secretário Luís Alberto Firmino, a certificação é um passo importante para melhoria em vários aspectos. “Confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes, que são as pessoas que procuram os serviços da Sert”, conta.


O secretário destaca, ainda, que a padronização dos serviços, das atividades e a capacitação da equipe vão permitir um acompanhamento da evolução da gestão. “Tudo isso vai orientar os esforços e ações na busca da excelência da gestão e, assim, direcionar melhor as ações públicas focando as necessidades dos cidadãos e da sociedade, nosso principal cliente”, enfatiza Luís Alberto Firmino.


A implantação da ISO 9001 abrangerá auditorias anuais nos processos e órgãos que compõe a Sert, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Universidade do Trabalhado Empreendedor (Unite), Banco do Povo, Empreendedorismo e Programa Metareciclagem para verificar a conformidade quanto aos requisitos exigidos pela norma.


ISO 9001


A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental fundada em 1947, em Genebra, e atualmente presente em 162 países. Sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.


Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos distintos, como materiais, produtos, processos e serviços.


A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

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