da assessoria de imprensa
Emilie Sugai apresentará um espetáculo de butoh – dança originária do Japão – nesta sexta-feira (23), na Sala Fundec, em dois horários: às 16h e às 20h. A dançarina e performer paulistana é uma das principais representantes desse gênero de dança no país.
Sob direção do cineasta Joel Pizzini, espetáculo “O Mundo que Passa” cria uma interface entre a linguagem do corpo e a imagem da lua, evocando signos da mitologia oriental e ocidental através da dança contemporânea. Num cenário caracterizado por luzes e sombras e complementados por figurinos e adereços, o corpo da dançarina recria formas ancestrais de um guerreiro, um pescador e uma anciã que vagueiam em torno de um lago, contemplando a lua. A artista recria também animais, como macaco, aranha e insetos, e, ainda, figuras amorfas que se transformam em esculturas.
A natureza está presente na trilha sonora através de sons de pássaros, cigarras, chuva, ondas do mar, tempestade, vento, etc. Esses elementos são mixados a músicas contemporâneas e clássicas também usadas na trilha do espetáculo.
A iluminação cênica traz nuances crepusculares, momentos de transições, claridade da noite e nascer do sol.
A dançarina Emilie Sugai trabalha com pesquisa corporal há dez anos. Em sua trajetória recebeu o prêmio Funarte de Dança Klauss Viana (2008) e o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Dança na categoria melhor concepção de dança (2008).
Emilie participou também de produções com consagrados diretores: “Foi Carmen”, de Antunes Filho, e “Heart of Gold – One Hundred Years of Solitude”, do japonês Hiroshi Koike.
“O Mundo que Passa” foi premiado na categoria de Novas Produções de Espetáculos de Dança no Estado de São Paulo, dentro do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
Wokshop
No sábado (24), às 9h, Emilie Sugai ministrará o workshop “Experimentações do Corpo”, que terá atividades teórica e prática, permeadas de ilustrações em vídeos. As inscrições são gratuitas.
Ficha Técnica:
Criação e interpretação: Emilie Sugai
Direção: Joel Pizzini
Assistente de direção: Gianni Toyota
Cenário e figurino: Telumi Hellen
Iluminação: André Boll
Trilha sonora: Michelle Agnes
Colaboração pesquisa conceitual: Sérgio Medeiros
Colaboração para preparação de movimentos: Rodrigo Ramos
Serviço
Espetáculo O Mundo que Passa
Dia 23 de setembro
Compartilhe no Whatsapp