da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba
A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que o prazo da vacinação contra o sarampo foi prorrogado até sexta-feira (8). O período oficial da campanha terminaria na sexta-feira passada, dia 1º de julho, mas, apesar da ampla divulgação, a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde ainda não foi atingida. De acordo com o último balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica (VE), até as 11h do dia 29 de junho, 41.008 crianças tinham sido imunizadas, o que representa 90,5% da população-alvo. Pelo menos, 43.050 crianças com idade entre 1 e 6 anos, 11 meses e 29 dias, precisam ser vacinadas na cidade.
“Como não atingimos a meta de cobertura da campanha, oferecemos mais uma semana para as crianças que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, procurem uma unidade de saúde. Esta vacina é muito importante, já que está ocorrendo transmissão da doença em outros países e há registro de casos positivos no Brasil”, comenta a enfermeira Renata Caldeira, do setor de imunização da VE.
Ainda, segundo Renata, a adesão de crianças entre 5 e 6 anos de idade continua sendo a menor entre todas as faixas etárias contempladas pela Campanha de Seguimento contra o Sarampo. “Acreditamos que a adesão dessas crianças está baixa porque esta idade não é contemplada pela campanha de vacinação contra a poliomielite. Mas crianças entre 5 anos e menores de 7 anos também devem se proteger”, diz.
As crianças contempladas pela vacina contra o sarampo e que ainda não se protegeram devem comparecer a qualquer uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas.