Ultima apresentação Guerras do Alecrim e Manjerona

4/7/2011 - Sorocaba - SP

da assessoria

Após uma temporada em Sorocaba e cidades da região, o espetáculo de dança/teatro “Guerras do Alecrim e Manjerona” faz sua ultima apresentação nesta quarta-feira, dia 6 de julho, às 20h00, no Auditório Francisco Beranger, em Votorantim.

A transcrição em dança da obra de Antonio José da Silva (1705-1739), com Direção Artística e coreográfica de Regina Claro, foi contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com apoio da Cooperativa Paulista de Dança e com produção de Ferratini Produções Culturais.

A obra, uma ópera joco-séria, foi escrita originalmente para teatro de bonecos e teve sua estréia no carnaval de 1737 no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa (Portugal).

A peça narra as peripécias de dois caça-dotes tentando conquistar o “amor” de duas irmãs ricas participantes dos grupos carnavalescos rivais, Manjerona e Alecrim. Muitos são os disfarces usados pelos rapazes assim como a confusão de identidades e as tentativas falhadas para a conquista amorosa, típicas da farsa teatral.  

As coreografias do espetáculo são baseadas no processo de pesquisa em dança contemporânea, mesclando comportamentos gestuais, movimentos coreografados e/ou improvisados e a oralidade em cena com figurinos típicos do início do século XVIII.

O espetáculo é apresentado pelo Coletivo Alecrim, formado pelos dançarinos-atores Fabio Arthuso, Marcio Murat, Chico Ribeiro, Eduardo Barros, Lidi Nascimento, Carmem Machado, Renata Ferraz, Joana Prieto e Telma Tessilla e Juan Robert.

A trilha sonora do espetáculo é resultado de uma vasta pesquisa musical sobre compositores barrocos contemporâneos de Antonio José da Silva tais como os italianos Antonio Vivaldi (1678 – 1741) e Francesco Geminiani (1687 – 1762), o português Carlos Seixas (1704 – 1742), os alemães Georg Friedrich Handel (1685 – 1759) e Georg Phillipp Telemann  (1681 – 1767), o francês Michel Correte (1707 – 1795), entre outros.

A Diretora Artística e Coreógrafa Regina Claro, intérprete-criadora e educadora do movimento somático já assinou diversos trabalhos de preparação corporal para o Núcleo de Artes Cênicas do SESI Sorocaba (SP), dentre os quais se destacam “O Baile” (baseado no filme de Ettore Scola) e “Ritos do Amor e do Esquecimento” (roteirizado pelo jornalista Gay Sang). Atualmente é co-criadora do Projeto Mulheres em Rede que produz espetáculos e trabalha com mulheres de periferia, e desenvolve pesquisa do corpo no Núcleo de Dança Contemporânea da Secretaria de Cultura na cidade de Votorantim (SP). 

O Auditório Francisco Beranger está localizado na Rua Newton Vieira Soares 291, em Votorantim e a entrada para o espetáculo é gratuita.

Compartilhe no Whatsapp