da assessoria
O compositor Felipe Lara, músico de renome internacional, ministrará uma palestra sobre composição na Fundec, no dia 12 de maio, às 14h30. A entrada é franca.
O ministrante apresentará músicas de sua autoria, entre elas “Onda”, “Vocalise”, “Tran(slate)”, “Postcard” e “Memoria (i)móbile”. Durante a palestra, ele vai comentar a estrutura de cada composição e vai abrir espaço para dúvidas e questionamentos do público.
A obra do músico foi elogiada, em 2010, pelo crítico Sidney Molina no jornal “Folha de S. Paulo”. “Sua musicalidade complexa atrai intérpretes e provoca a escuta”, dizia. Outra resenha positiva foi a do jornalista Anthony Tommasini, do “The New York Times”, que no ano passado elogiou amplamente o trabalho do compositor brasileiro.
Sobre o músico
Felipe Lara, natural de Sorocaba, leciona no departamento de música da New York University, instituição na qual cursa seu doutorado, sobre a obra de Tristan Murail, um dos principais representantes do espectralismo, movimento vanguardista surgido na França no século XX.
O músico também estudou composição, orquestração e informática musical na Columbia University, onde teve aulas com Brian Ferneyhough, Chaya Czernowin, Helmut Lachemann, Marco Stroppa, Michael Jarrel, Wolfgang Rihm e Yan Maresz.
Felipe tem dois álbuns lançados: “Quatro visões contemporâneas na Música Paulista” (2006), com o Arditt Quartet, e “Música Plural” (2009), com o Percorso Ensemble. Uma de suas composições, “Tran(slate)”, recebeu o prêmio alemão Staubach, patrocinado pelo Instituto de Música de Darmstadt.
Serviço
Palestra sobre composição
Dia 12 de maio
Horário: 14h30
Entrada franca
Local: Sala Fundec (Rua Brigadeiro Tobias, nº 73, Centro)
Telefone: (15) 3233-2220