Tempestade sem vítimas

17/12/2010 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da prefeitura de Sorocaba

Sorocaba enfrentou esta semana uma das maiores tempestades dos últimos anos, com ventos de quase 100 Km/h e grande volume de chuvas caindo num curto espaço de tempo, o que dificulta bastante o escoamento da água.

Embora o assunto não tenha sido destaque, felizmente não tivemos desabrigados como em anos anteriores graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura, como o programa Vítima Zero de Enchentes que já transferiu cerca de três mil pessoas de áreas de risco para conjuntos habitacionais. Além disso, desapropriamos várias casas onde não havia solução de engenharia para evitar enchentes, como a rua Abílio Moisés, em Pinheiros, e as ruas José Gabriel Mendes e Ingracia Angrizani, no Jd. Maria do Carmo.


O piscinão do Jardim Abaeté, que teve equipamentos elétricos e geradores danificados em razão do destelhamento da casa de máquinas, foi recuperado evitando que residências fossem tomadas pelas águas e centenas de pessoas sofressem com as enchentes como acontecia. E as obras de contenção no Parque Vitória Régia também evitaram que cerca de 500 pessoas da parte baixa do bairro sofressem com as enchentes.

Com investimento superior a R$ 30 milhões em engenharia, casas populares e desapropriações - resolvemos os problemas de mais de 70% das famílias que sofriam com enchentes. Agora trabalhamos para melhorar a situação de moradores do Jd. Santo André 2 e Pq. São Bento 2.

Quanto à interrupção do trânsito por cerca de 40 minutos na avenida Dom Aguirre, salientamos que desde quando anunciamos a obra, esclarecemos – e a imprensa divulgou amplamente - que o trecho sob a ponte da rua 15 de Novembro continuaria passível de alagamentos face a impossibilidade de maior elevação da pista. Na Praça Lions, cujo alagamento causava o maior transtorno à cidade, as pistas permaneceram intactas conforme afirmamos na época, mesmo com o rio subindo mais de 1,40 metros em relação à antiga cota de alagamento.

Se nada tivesse sido feito na Pça. Lions a interrupção do trânsito duraria horas e Sorocaba ainda estaria sofrendo as consequências do alagamento da marginal. Portanto, a intervenção se mostrou importante para o trânsito e, como anunciando, devem reduzir em 90% as ocorrências de enchentes na região.

Continuaremos trabalhando muito para solucionar os principais problemas da cidade.

Compartilhe no Whatsapp