da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
Da autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), projeto já aprovado pelo Legislativo prevê a instalação de câmeras de monitoramento em escolas e outros órgãos públicos
Projeto de lei que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais de Sorocaba, da autoria do vereador José Francisco Martinez (PSDB), teve repercussão no país. O projeto foi notícia no jornal O Estado de S. Paulo de 13 de abril último e, por meio da Agência Estado, foi reproduzida em diversos veículos de comunicação do país.
O projeto também prevê que, além das áreas internas e externas das escolas municipais, as unidades de saúde e outros órgãos municipais também deverão ter câmeras instaladas com o objetivo de reforçar a segurança desses estabelecimentos, prevenindo eventos como o que resultou no assassinato de 12 crianças numa escola de Realengo, no Rio de Janeiro.
As câmeras, de acordo com o projeto, poderão ser instaladas inclusive nas salas de aulas, mas, para garantir a privacidade de alunos e professores, as imagens ficarão sob responsabilidade do município e não poderão ser exibidas ou cedidas, salvo em caso de requisição judicial. O mesmo vale para as câmeras a serem instaladas nas unidades de saúde e demais órgãos.
O projeto de lei já foi aprovado em duas discussões pela Câmara Municipal de Sorocaba e aguarda sanção do Executivo, devendo ser publicado em breve na Imprensa Oficial do município.
A reportagem do Estadão sobre o projeto de lei, assinada pelo jornalista José Maria Tomazela, pode ser lida no seguinte endereço: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sorocaba-sp-tera-cameras-de-vigilancia-em-escolas,705849,0.htm.