As unidades escolares com alunos do ensino fundamental iniciaram nesta segunda-feira (19) a organização e entrega do kit alimentação com gêneros estocáveis e kit com gêneros hortifrútis.

Seguindo o cronograma da Secretaria da Educação (Sedu), os pais, ou responsáveis, podem retirar ambos os kits até esta quarta-feira (23). Para os estudantes da etapa de educação infantil (creche e pré-escola), a programação prevê a entrega dos kits de 26 a 30 de outubro.

O kit hortifrúti traz os seguintes gêneros: banana (1kg); cebola 500g; cenoura (700g) e laranja (1400g). Já o kit com gêneros estocáveis contém: arroz (2kg); feijão (1kg); farinha de trigo (1kg); leite em pó (800g); macarrão parafuso (500g); molho de tomate (340g); sardinha (125g) e óleo (900ml).

Nesta primeira remessa serão entregues um total de 27.689 kits secos e 99 toneladas de kit hortifrúti. Estão planejadas mais duas entregas com datas a serem definidas. Cada unidade escolar comunicará aos pais, ou responsáveis, de maneira particular, seja usando meio digital ou via telefone.

A Prefeitura optou por realizar as entregas dos kits em virtude da situação pandêmica do novo coronavírus, que impossibilitou as atividades presenciais dos estudantes. A aquisição dos kits secos foi realizada através dos recursos repassados ao município pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pertencente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal.

Os gêneros de hortifrúti foram fornecidos pela agricultura familiar, conforme os itens disponíveis. Desta maneira, ao realizar a distribuição dos kits há um benefício direto a quem está recebendo e, também, ao agricultor, já que há uma injeção econômica diretamente neste setor produtivo.