UBSs aplicam mais de 8 mil doses no ‘Dia D’ da ‘pólio’ e multivacinação

19/10/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

noticias.sorocaba.sp.gov.br-foto-12-300x200

O ‘Dia D’ das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação foi movimentado neste sábado (17). Por meio das equipes multiprofissionais das 30 UBS (Unidades Básicas de Saúde) foram aplicadas 8.045 doses, sendo 4.072 VOP (Vacina Oral Poliomielite), 417 SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e 3.556 de outras vacinas. Os dados parciais são referentes até às 16h deste sábado. O balanço completo será divulgado na próxima segunda-feira (19).

A aplicação das vacinas ocorreu das 8h às 16h30. Em muitas unidades houve a presença do conhecido personagem ‘Zé Gotinha’. Durante o ‘Dia D’ as equipes distribuíram guloseimas para amenizar o medo das crianças no ato da vacinação.

O ‘Dia D’ teve como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção foi a atualização da situação vacinal e promover o aumento das coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.

Quem não pôde comparecer no ‘Dia D’ para a imunização, as campanhas continuam nas UBSs até o dia 30 de outubro.

O grupo alvo da imunização contra a poliomielite são as crianças a partir de um ano até menores de cinco anos. A estimativa de público é de 31.256 crianças. Já na multivacinação serão atendidas as crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .

Compartilhe no Whatsapp