Com Sorocaba na fase verde do Plano São Paulo, parques serão reabertos nesta quinta-feira

14/10/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com Sorocaba na fase verde do Plano São Paulo desde o último sábado (10), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), decidiu reabrir nesta quinta-feira (15) o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. As unidades estão fechadas ao público desde o dia 17 de março em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Haverá restrição de público, além de protocolo sanitário para a retomada das atividades, visando evitar o contágio do novo coronavírus entre funcionários e visitantes. O Parque “Chico Mendes”, Parque Ouro Fino, Parque da Biquinha e Parque da Água Vermelha funcionarão de terça a domingo, das 8h às 17h. O Jardim Botânico funcionará de terça a domingo, das 9h às 17h. O Parque Zoológico funcionará de terça a domingo, das 9h às 16h30. Além disso, haverá limite de 1 mil pessoas por dia nos parques “Chico Mendes”, Ouro Fino, Biquinha, Água Vermelha e o Jardim Botânico. Já no zoológico o limite será de 2 mil pessoas por dia.

Diferente dos outros parques, a visita ao Parque da Biodiversidade poderá ocorrer de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br. Importante destacar que neste momento não serão realizadas atividades de Educação Ambiental, assim como não serão autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços.

Todos deverão cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus. Entre as exigências do protocolo serão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas. Totens com álcool gel serão disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.

Alguns espaços estarão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico e os quiosques do Parque “Chico Mendes”. Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estarão isolados e não poderão ser utilizados pelos visitantes. Também haverá aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. Banners e/ou placas vão orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança.

Atendimento na Casa do Turista

A partir de quinta-feira (15) também estará aberta para atendimento ao público a nova sede da Casa do Turista, localizada na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50 – Jd. Santa Rosália. Criada como ponto de apoio aos visitantes, que estejam na cidade a passeio, negócios, saúde ou estudos, a Casa do Turista oferece uma série de serviços a quem chega a Sorocaba e mesmo aos sorocabanos que desejam conhecer melhor a terra onde vivem. Além da orientação de como chegar ao local desejado, o visitante recebe material de divulgação e publicações com mapas para deslocamento, além da programação atualizada do funcionamento dos pontos turísticos da cidade e região.

Apesar da nova sede da Casa do Turista ainda estar em fase de finalização, o atendimento ao público será retomado como apoio a reabertura dos espaços públicos e parques municipais. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações também poderão ser obtidas pelos telefones (15) 3233-2043/ (15) 3211-2143 ou pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br.

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário: terça a domingo, das 9h às 16h30

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações

Horário: terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3235.1130

Entrada gratuita

Parque da Biodiversidade

Endereço: Avenida Itavuvu, 11.500 – próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS)

Telefone: (15) 3293.1103

A visita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br

Entrada gratuita

Parque “Chico Mendes”

Endereço: Av. Três de Março, 1.025 – Alto da Boa Vista

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3228.1256

Entrada gratuita

Parque da Água Vermelha

Endereço: Rua România, 150 – Jardim Europa

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3221.6643

Entrada gratuita

Parque do Ouro Fino

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 – Jardim Ouro Fino

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3222.8504

Entrada gratuita

Parque da Biquinha

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília.

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

Telefone: (15) 3224.1997

Entrada gratuita

Compartilhe no Whatsapp