da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Meio de comunicação que tem sido cada vez mais utilizado pela população que precisa dos serviços públicos, principalmente em tempos de pandemia da Covid-19, quando a orientação das autoridades da saúde e para que se permaneça o quanto possível em casa, os canais de mensagens instantâneas colocados à disposição dos munícipes pelo Saae/Sorocaba receberam um total de 2.617 chamadas no último mês de setembro, com solicitações diversas.
Para essa modalidade de contato com o público, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba possui quatro alternativas. No mês recentemente encerrado, a mais procurada foi a destinada ao período do coronavírus que estamos atravessando, cujo número 9 9767 7606 recebeu 1.220 mensagens. Esse canal é voltado para orientações gerais aos munícipes, mas as mais recorrentes são as dúvidas relacionadas a contas de água e esgoto recebidas com consumo e valores acima da média dos imóveis; solicitação de 2ª via de contas e pedidos de revisão de consumo.
Logo em seguida, a maior demanda fica para o número Emergencial 9 9850 3936, que recebeu durante todo o mês de setembro 958 mensagens, incluindo comunicados de vazamentos de água e esgoto e solicitações para desobstrução e limpeza de bocas de lobo, trocas de registros e vazamentos nos cavaletes dos hidrômetros.
Criado recentemente pela autarquia, no dia 12 de setembro, o canal para denúncias de desperdício de água – 9 8158 0356 – já recebeu 303 mensagens, das quais 275 já receberam a visita dos agentes do setor de Fiscalização e da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, num total de dezoito funcionários que abordam os munícipes com comportamentos de uso inadequado da água, como lavagem de carros, garagens e calçadas, que são as atitudes possíveis de serem visualizadas e cujos munícipes responsáveis recebem uma advertência para a necessária colaboração.
Já para as atitudes de desperdício que podem ocorrer no interior dos imóveis, os agentes fazem a entrega de um folheto ilustrativo, intitulado “Dê um banho de inteligência”, que apresenta dicas de economia de água, tais como jamais deixar a torneira aberta o tempo todo enquanto realiza atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres, além de apresentar orientações como a de procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem e não fazê-lo todos os dias; tomar banhos de chuveiro curtos; corrigir situações de chuveiros e torneiras pingando; manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e fazer o reúso da água da máquina de lavar roupas para a higienização de quintais, corredores, garagens e calçadas.
Embora o Saae/Sorocaba tenha deixado de fazer a supressão (corte) do fornecimento de água por inadimplência desde o início da pandemia, a partir do mês de março, o canal de mensagens para pedidos de religações – 9 98158 0442 – continua funcionando normalmente e no mês de setembro recebeu 136 chamados, geralmente de imóveis que estavam com o fornecimento cortado antes da pandemia e quitaram os débitos, ou aqueles que se encontravam fechados e voltaram a ser habitados, necessitando do restabelecimento da ligação de água.
Serviços via site
Além dos atendimentos por meio do aplicativo de mensagens, a população pode solicitar serviços diretamente no site da autarquia – www.saaesorocaba.com.br -, incluindo pedidos de novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas de água e esgoto; solicitação de declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral; consultas a pagamentos e revisão de consumo por vazamento sanado; corte do fornecimento de água e corte e retirada do hidrômetro. São ferramentas autoexplicativas, que mostram aos interessados o passo a passo para que o pedido do munícipe seja concretizado.
Presencial
A autarquia também está realizando atendimentos presenciais, respeitando todas as normas recomendadas pelas autoridades da saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h na sede administrativa do Jardim Santa Rosália; e nas Casas do Cidadão, nos seguintes horários: Jardim Ipiranga, Éden, avenida Itavuvu e Vila Hortência das 8h às 16h; Paço Municipal das 8h30 às 16h30 e Brigadeiro Tobias das 9h às 15h.