Regiões do Éden/Cajuru/Aparecidinha terão rodízio de abastecimento

16/9/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em decorrência do alto consumo que vem sendo verificado na cidade como um todo, com picos que chegam a 50% acima da média considerada normal, e a falta de previsão de chuvas significativas nos próximos dias, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba definiu que será necessário a implantação de um sistema de rodízio no abastecimento de água nos bairros integrantes das regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial, a partir da próxima quinta-feira (17).

A autarquia anunciou a medida em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (14), na sua sede administrativa, localizada no Jardim Santa Rosália, e a decisão pelo rodízio ocorreu depois que seus técnicos, engenheiros e diretores analisaram os diversos pontos da situação, como a atual situação das represas que compõem o sistema Castelinho/Ferraz, que abastecem a Estação de Tratamento de Água do Éden.

De acordo com os números computados nas últimas horas, as duas represas apresentam níveis preocupantes, operando com 18% a 20% de sua capacidade total, e com declínio diário, resultado da redução drástica dos índices pluviométricos, em especial nos últimos meses de julho, agosto e setembro, quando o volume de chuvas foi insuficiente para a recuperação dos mananciais, aliado às altas temperaturas verificadas nos últimos quinze dias, que demandaram a exploração máxima do sistema, dado o aumento exorbitante no consumo por parte da população.

Foram notados picos de 50% de aumento de consumo em relação à média histórica para as regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Zona Industrial, com elevação praticamente constante de 20% no consumo ao longo dos últimos cinco meses, decorrência da pandemia da Covid 19, devido ao fato das pessoas permanecerem em suas residências, como forma de prevenção e combate ao coronavírus.

Desta forma, a autarquia verificou que se não forem tomadas ações neste momento, os dois mananciais correm o risco de chegar a um ponto crítico, impossibilitando a captação, visto que não há previsão, pelo menos em curto prazo, de precipitações em volume significativo, que permitam a recuperação.

Desta forma, a autarquia entende que se faz necessária a redução imediata da vazão captada, com a adoção de rodízio de abastecimento e a ampliação do reforço proveniente do sistema Itupararanga/ETA Cerrado.

Ações definidas para o plano de rodízio

O sistema de rodízio abrangerá, neste momento, somente a região atendida pela ETA/Éden, no formato 12 por 12 horas (12 horas de interrupção seguidas de 12 horas de abastecimento normal).

Para isso, o sistema atendido pela ETA/Éden foi dividido em três grupos, com números de ligações de água, bem como consumo médio, que permitem o atendimento com a redução da exploração dos mananciais (sistema represas Castelinho/Ferraz), e também que possibilitem as manobras operacionais, considerando a malha do sistema de abastecimento.

A cada dia, um desses grupos ficará um período de 12 horas sem abastecimento e terá o abastecimento normalizado por 12 horas. Estima-se que a população abrangida pelo sistema de rodízio seja de aproximadamente 52 mil pessoas, assim divididas: região do Éden (25 mil pessoas); região do Cajuru (14 mil pessoas) e região de Aparecidinha (13 mil pessoas).

noticias.sorocaba.sp.gov.br-saae-implanta-rodizio-na-regiao-do-eden-cajuru-aparecidinha-a-partir-de-5a-feira-saae-coletiva-de-imprensa-1_2

Particularidades

Em virtude da região do Éden possuir característica comercial maior, quando comparada à região do Cajuru, ficou determinado que o abastecimento dos bairros que compõem a região do Éden será realizado no período diurno, e a região do bairro Cajuru será abastecida no período noturno. A região do bairro Aparecidinha, que inclui o Jardim Ouro Branco, será abastecida no período diurno, devido às condições operacionais, bem como pela especial condição de existir nesta região o Centro de Detenção Provisória, a Penitenciária de Sorocaba e a Fundação Casa.

Desta forma, as regiões serão atendidas da seguinte forma, a partir de quinta-feira (17) :

• Região do Éden: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h;

• Região do Cajuru: abastecida das 18h às 6h; interrupção das 6h às 18h;

• Região de Aparecidinha: abastecida das 6h às 18h; interrupção das 18h às 6h.

Está definido também que será garantido o abastecimento, por meios regulares ou alternativos (caminhões-tanque), dos usuários que prestam serviços essenciais, tais como hospitais, maternidades, unidades de saúde, unidades do sistema prisional, creches, escolas, Corpo de Bombeiros etc., e para tanto a autarquia possui uma listagem destes clientes.

A autarquia esclarece ainda que, considerando as características topográficas das regiões e as particularidades do sistema de distribuição, é possível que o período de estabilização do sistema após a retomada do abastecimento se prolongue, principalmente nas partes mais altas.

Reavaliação

Após um ciclo de sete dias, a direção e corpo técnico do Saae/Sorocaba se reunirá novamente, para avaliar e discutir os resultados do rodízio e definirá pela sua continuidade ou não, bem como pela manutenção ou alteração dos períodos de abastecimento e interrupção.

Quando da normalização dos níveis dos mananciais, detectada pelo monitoramento diário dos mesmos, e com a previsão da ocorrência de precipitações significativas, que tragam segurança ao sistema de abastecimento de água, a autarquia deliberará pelo fim do sistema de rodízio e posteriormente pelo encerramento do plano de racionamento.

O corpo diretivo e de técnicos e engenheiros da autarquia estima que com a realização deste sistema de rodízio no abastecimento haja uma redução significativa do volume captado nos mananciais Ferraz/Castelinho, em torno de 70%, permitindo a operacionalização da distribuição de água de uma forma que não exista falta de água o tempo todo.

Compartilhe no Whatsapp